Os negócios dentro da cadeia do vinho tem passado por muitas evoluções, adaptações e mudanças. Criar ambientes e ações favoráveis e efetivas ao desenvolvimento de negócios é vital para que o setor permaneça ativo e pujante. A ProWine São Paulo é uma das provas disto, mostrando um exponencial crescimento em seus números em tão curto tempo de edições, e nesta de 2025 possui a expectativa de gerar 500 milhões de reais em negócios até a conclusão deste ano, segundo um dos seus organizadores Christian Burgos.

Esta feira de vinhos é a versão latino-americana da mais tradicional feira de vinhos e destilados ProWein que acontece em Düsseldorf na Alemanha, ambas voltada especificamente para o segmento B2B. A ProWine SP teve a sua primeira edição em 2019, o projeto piloto na época denominado de Provino. A Messe Düsseldorf juntamente com as empresas brasileiras Emme Brasil e Inner Group formaram uma parceria identificando no Brasil o maior mercado de vinhos na América do Sul e uma porta de entrada para o crescimento do setor dentro do continente. Os números atingidos desta edição de 2025, vem evidenciar a visão estratégica e os esforços dos seus idealizadores para este sucesso, e vislumbrar mais crescimento no projeto que colocou a cidade de São Paulo num ponto estratégico do globo para o negócio do vinho.
Um Rápido Retrato Sobre a ProWine São Paulo
Este gráfico abaixo foi construído de forma pedagógica para você leitor poder observar e entender a rápida evolução e os principais números da ProWine SP. A edição de 2025 contou com o número recorde de 20 152 visitantes, um público específico e segmentado para negócios B2B. Visitantes marcaram presença de todas as regiões brasileiras, de praticamente todos os países da America Latina e houveram registros de alguns visitantes de outros continentes como dos Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Rússia. Dentre este público especializado e ávido para fazer bons negócios estão importadores, atacadistas, distribuidores, supermercadistas, setor da hotelaria, sommeliers, bares, restaurantes e muitos varejistas.

Breve Análise Sobre ProWein Düsseldorf
Quando analisamos os números apresentados da ProWein Düsseldorf (infográfico abaixo) podemos ser induzidos a diversas reflexões, as quais partilho com você leitor algumas. Primeiro esclareço que a ProWein é uma feira que possui 31 anos em atividades, e que ao longo da história criou um enorme Know-how e referência global dentro da cadeia do vinho e dos destilados. Acontece na cidade de Dusseldorf, dentro de um país identificado como mercado maduro para o setor. Desde 2017 acompanho a ProWein seja em visita in loco a feira e/ou em seus números públicos. Os anos após a Pandemia mostram que a feira até 2025 ainda não conseguiu alcançar os números anteriores de visitantes desde a Covid; a quantidade de marcas expondo produtos nos três últimos anos vêm caindo; o número de países expondo manteve-se relativamente estável nos últimos anos girando entre 62 a 65 países.

Causas dos Atuais Números da ProWein Düsseldorf e ProWine São Paulo
Crescimento de visitantes na ProWine São Paulo e queda na ProWein Düsseldorf
Após a pandemia houveram muitas alterações e adaptações na forma de se fazer negócios, muitas reuniões que antes aconteciam somente de forma presencial, passaram para o formato online, facilitando a rapidez das decisões e a diminuição de tempo e nos de custos de deslocamentos. Quando analisamos por esse ângulo muitas pessoas e empresas atualmente tem buscado outros recursos para realizarem negócios e não efetuando longos deslocamentos com custos elevados para provarem vinhos e fechar acordos, sobretudo nos mercados maduros para o setor, que evidenciam de forma mais explicita uma retração econômica.
Por outro lado, o fato da ProWein mundial ter pulverizado de forma estratégica a realização de feiras em mais seis lugares do globo ( Hong Kong, Shanguai, Munbai, Singapura, Tóquio e São Paulo) utilizando a sua expertise no segmento, fez com que dispersasse o público que antes tinha a única referência qualitativa a ProWein Düsseldorf.
Já o exponencial crescimento de visitantes na ProWine São Paulo podemos elencar e apontar algumas razões para tal sucesso. A escolha da cidade de São Paulo foi um dos pontos mais favoráveis para obtenção de rápidos resultados, pois além de ser a capital financeira da América Latina, dispõe de boa quantidade de hotelaria e atende a muitas rotas aéreas vindas do “continente” Brasil e dos mais diferentes países, com voos diretos para a capital paulista. A oportunidade de ter na América Latina uma feira voltada especificamente para o setor, onde muitos países trazem seus vinhos, fez o público que ia a Düsseldorf diminuir seu tempo e custo de deslocamento e o público que não ia, está tendo a oportunidade de poder fazer negócios em casa. Claro que existem tantas outras razões como a credibilidade que esta feira vem ganhando com a seriedade que seus organizadores tem dedicado em cada edição.
Crescimento de expositores na ProWine São Paulo e queda na ProWein Düsseldorf
Existe uma frase clássica na economia que diz: “Os negócios se direcionam para onde está o capital“. Mesmo com todo o ambiente inóspito de negócios dentro do Brasil, com carga tributária estratosférica, com “Custo Brasil” altíssimo onde as burocracias reinam, com a queda abrupta do Real e o brasileiro tento o seu poder de compra a cada dia sendo diminuído, o Brasil continua a ser um excelente mercado para o negócio do vinho. E isso se justifica por ser um mercado em pleno crescimento para o setor, o consumo per capta apesar de ainda ser baixo, tem vindo a aumentar, graças ao interesse das pessoas em saber mais sobre vinho, este alimento milenar. Com isso o interesse de empresas, marcas e produtores tem aumentado trazendo este ano de 2025 cerca de 36 países para mostrar seus vinhos e produtos em São Paulo. O trabalho realizado pela organização em captar novos clientes em cada edição tem sido incrível, mostrando o afinco em transformar esta feira em uma referência global.
A queda de expositores na Prowein Düsseldorf tem sido motivada por pulverização de outras seis grandes feiras pelo mundo e pelo mercado maduro europeu mais retraído, são alguns dos principais fatores.
Crescimento de países expondo na ProWine SP e estabilidade na ProWein Düsseldorf
Neste ponto de análise devemos atentar que basta um expositor de uma pátria para contar, portanto a relativa estabilidade da quantidade de países na ProWein Düsseldorf só enfatiza a representação ainda presente na feira alemã. O mesmo podemos analisar sobre a ProWine SP, mas com uma ressalva, o crescimento de países representados e de expositores “marcas” tem aumentado de forma rápida e conjuntamente, evidenciando o interesse de pátrias vinhateiras e marcas expandirem para mercados emergentes e em crescimento com seus produtos.
Palavras Finais
As tendências observadas para proporcionar este rápido crescimento da ProWine SP 2025 e gerar um bom ambiente de negócios, ficam explícitas quando examinamos alguns pontos chaves: Organização primorosa que busca a cada edição melhorar e surpreender; Parceria com a ProWein mundial, emprestando a sua expertise já de décadas com o setor; Variedade de marcas e países expondo, afinal eles são os brilhantes da feira; Inovação digital com facilidade de acessos, informações e dados permitindo gerar ainda mais networking e comodidade; Programas educacionais em paralelo, com a realização de MasterClasses e Fóruns de diversos temas envoltos ao setor; Sustentabilidade com o programa “Glass is Good” reciclando as milhares de garrafas praticamente em simultâneo com a realização da feira.
Claro que nem tudo é flores e a melhoria deve ser constante, sobretudo focando na capacidade de espaço e estrutura do evento, há a necessidade de melhorar ainda mais a visibilidade dos produtores brasileiros, afinal todos vêm ao Brasil e dele só devem sair depois que provarem nossos vinhos.
Espero que você leitor tenha gostado desses sintéticos resumos de dados que direcionam para onde o setor está caminhando e de que forma. Parabéns aos organizadores pela coragem, ousadia e determinação de levar ao Brasil eventos à altura da nossa pátria e que fomentem a cultura vínica de forma tão expressiva e importante.
Desejo bons negócios a todos os produtores, expositores, marcas e empresas.
À você leitor habitual das minha palavras desejo boas provas com bons vinhos e muita saúde.
Saudações Báquicas !
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal

Deixe um Comentário