O Vinho e a Caça são dois temas que se harmonizam perfeitamente quando analisamos as suas participações na história, na cultura e na economia da Europa e também em vários outros países. Ambos tem histórias que se confundem com a própria história da humanidade. Participam dos hábitos culturais dos povos, e registram números importantes na economia européia direta e indiretamente. A realeza e os nobres sempre estiveram presentes degustando os melhores vinhos e praticando ativamente a arte cinegética.
Há aspectos interessantes e que se assemelham quando analisamos essas duas grandes forças no Velho Mundo. Pessoas envolvidas nesses dois setores possuem em comum algumas características como paciência, auto-controle e amam observar cada detalhe da natureza. Essas duas atividades contribuem também expressivamente para o turismo regional e muitas vezes exercem importâncias econômicas vitais em determinadas regiões.
As grandes feiras importantes de negócios desses dois setores o Vinho e a Caça, evidenciam a grandiosidade e importância desses segmentos para a economia do mundial. Inúmeros são os rótulos de vinhos que trazem histórias relacionadas com a caça.
O hábito de caçar ou até mesmo de degustar carnes de caças é muito comum em inúmeros países. Suas carnes muitas vezes expressam verdadeiramente seu terroir igualmente aos vinhos, e seus aromas e sabores são adquiridos pela sua dieta natural rica, com ganho de músculos através do exercício que esses animais praticam subindo e descendo montanhas íngremes em busca de alimentos, água e de se reproduzirem. Já os vinhos são sempre a expressão dos seus terroirs e esses baseados nos dados de seus climas, do solos, das escolhas das castas e a própria ação humana que participa de todo o processo desde as vinhas ao vinho pronto.
As carnes de caça apresentam aromas e sabores intensos e complexos e é necessário uma atenção especial no momento de escolher a melhor harmonia com o vinho.
O Javali ( Sus scrofa ) é um animal omnívoro, mas que possui preferência em sua dieta por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Uma bela sugestão para harmonizar com essa carne seriam vinhos mais densos, encorpados e com mais estrutura para acompanhar as características dessa carne, minha sugestão é Touriga Nacional (Dão), Vranec (Macedônia do Norte), Tempranillo (Laguardia) , Barolo (Piedmonte) entre outros que acompanhassem essas características.
A carne de Veado, de Corço ou Gamo ( Cervidae ) apresentam como diferencial serem provindas de animais livres e que se movimentam constantemente em busca de alimentos, sua alimentação é variável e natural o que enriquece o sabor, são carnes mais magras , leves, saudáveis e com sabor característico. Uma boa harmonização poderia ser vinhos tintos de corpo médio, delicados e elegantes como um Pinot Noir (Borgonha), Sangiovese (Chianti) , Montepulciano d’Abruzzo (Abruzzo) , Carménère (Vale do Colchagua).
Já tive oportunidade de vivenciar esses dois apaixonantes mundos os do Vinho e o da Caça, e ambos coabitando em perfeita sinergia, vi a presença dessas duas atividades em inúmeros lugares por onde já passei como por exemplo no Vale do Loire na França, no Vale do Mosel na Alemanha, na região das Beiras e Alentejo em Portugal .
Pra mim o mundo dos vinhos no início era somente um hobby e depois se tornou uma atividade profissional , já o mundo da caça foi uma grande surpresa, apresentado por familiares e amigos que fiz durante esses últimos anos e ao qual acompanho suas atividades mesmo que por vezes somente virtualmente. Sem dúvida, observei o quão maravilhoso é se fazer o que se gosta e o que lhe proporciona verdadeiramente prazer, vi inúmeras vezes o brilho nos olhos dos vinhateiros e dos caçadores, percebi a descarga de adrenalina correndo nas veias em quem se produz vinho e em quem encontra sua presa, vivenciei momentos inesquecíveis e que sem dúvida me agregaram muito em aprendizado na minha vida.
Agradeço a todos os amigos produtores e enólogos do Mundo dos Vinhos e aos familiares e amigos do Mundo da Caça que me permitiram conhecer e aprender mais sobre esses dois fantásticos prazeres da vida. Que Baco e Diana possam continuar vos abençoando para que façam a cada dia mais vinhos magníficos e que obtenham os seus tão desejados trofeus.
Saúde ! Santé ! Cheers !
************************************************************************
📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3
📲 https://www.instagram.com/dayanecasal
📲https://www.twitter.com/dayanecasal
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário