A casta Encruzado é a cepa branca rainha da região vitivinícola do Dão em Portugal. Está uva é considerada pelos especialista como uma casta muito versátil pela capacidade de elasticidade na produção de muitos vinhos de estilos diferentes. E estas diferenças podem ser por diversos motivos, dentre eles a idade da planta, o local ao qual está implantado o vinhedo, o momento da escolha da vindima e o estilo de vinho que se deseja produzir. Recentemente voltei a provar o Encruzado Quinta da Fata da safra 2022 que considero bastante versátil e ao qual reservo alguns comentários a seguir começando pelo seu método de vinificação, seguindo para nota de prova e finalizando com sugestões de harmonização.
Método de Vinificação do Vinho Quinta da Fata Encruzado 2022
A produção do Encruzado da Quinta da Fata 2022 seguiu-se de uma vindima realizada a mão, onde as uvas foram transportadas em pequenos recipientes até a adega. Foram recepcionadas, desenganadas e em seguida foram para a prensa para extrair o mostro e a seguir para a decantação em tanque de inox com temperatura controlada. Após o mosto ser completamente limpo foi trasfegado para outros tanques de inox onde procedeu-se a fermentação sob temperatura controlada. Após a fermentação alcoólica o vinho foi mantido nas cubas, com borras finas durante 6 meses, onde foram realizadas batonnages.
Batonnage : processo que tem o objetivo de agitar as borras finas ricas em aminoácidos com um baton “bastão”, que contribuem melhorando o gosto e a textura do vinho, proporcionando maior complexidade e afinamento do produto final. Os franceses há muito tempo utilizam este método onde além dos benefícios já citados nos vinhos brancos, eles afirmam que incorporam esta técnica para gerar maior capacidade de longevidade ao vinho também.
Após esta etapa, e antes de seguir para o engarrafamento o vinho foi trasfegado e passou por uma estabilização natural e uma ligeira filtração com o objetivo de manter todas as características com o seu potencial aromático e em estrutura.
Notas de Prova do Quinta da Fata Encruzado 2022
Em seu aspecto apresentou-se limpo e cor verde-limão. Já no nariz apresenta intensidade pronunciada, características de aromas predominante primários com notas de citrinos, fruta branca como maçã e pêra. Em boca é seco, com acidez alta, álcool e corpo médio, com pronunciada intensidade de sabor semelhantes ao percebido nos aromas ao nariz e com a mineralidade evidente características que expressa os solos graníticos do terroir, apresentou-se fresco e com final persistente. Um vinho que não passa com indiferença na taça de quem aprecia bons vinhos e que ainda tem potencial para evoluir em garrafa.
Sugestões de Harmonização com o Quinta da Fata Encruzado 2022
Este é um vinho com uma versatilidade de opções de harmonizações por apresentar uma frescura evidente, mineralidade e excelente acidez. Deixo-vos duas sugestões de harmonização que casaram lindamente, onde brilharam ambos, o vinho e a gastronomia. A primeira uma confecção à lá Baco e a segunda um prato servido num simpático e aconchegante restaurante na cidade de Nelas, o Bem Haja.
1.Codornas Assadas com Ervas
Ainda inspirada nos pratos de verão onde predominam a leveza, o pairing realizado foi codornas assadas em molho de ervas frescas, salada e quinoa cozida. Esta escolha proporcionou uma bela harmonia de aromas e sabores onde o vinho e a comida foram exaltados, sem sobressaírem nenhum sobre o outro, formando um belo par. Essa é uma forma de criarmos uma harmonização por analogia dos estilos tanto do prato como do vinho.
2.Bacalhau Frito
Um dos mais tradicionais pratos da culinária portuguesa é o Bacalhau, e com ele é possível preparar imensos pratos deliciosos. Em visita ao Dão (Nelas), estive no restaurante Bem Haja, um local muito simpático e aconchegante que vale a pena a visita. O prato servido foi o Bacalhau de uma das formas mais tradicionais e simples, o Bacalhau frito. De fato a boa acidez do vinho Quinta da Fata Encruzado 2022, fez um contraponto a gordura da fritura, formando uma bela pedida.
Espero que tenham gostado da partilha sobre um vinho que gosto imenso e que está sempre presente na minha adega pessoal pela sua capacidade multifacetada e de fácil harmonização.
Finalizo desejando boas provas e boas harmonizações à você leitor e saúde !
Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural
Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial.
Desejo boa jornada através desta rica leitura!
Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
2 Comentários
Parabéns por mais uma “prova” de bem fazer e informar.
Com elegância e rigor.
Votos de contínuo Sucesso.
Para deleite de todos nós que valorizamos cultura e arte.
Obrigado pelo feedback. Gosto imenso de partilhar detalhes envoltos a cultura do vinho.