Dois ex-libris ibéricos foram colocados em prova cega pela Direct Wines. Um representante é um dos ícones dos vinhos portugueses e o outro representante é um dos vinhos espanhóis mais emblemáticos, neste duelo magnífico, couberam a alguns privilegiados avaliarem e tirarem as suas próprias conclusões dessas verdadeiras joias vínicas ibéricas.
Portugal e Espanha brilham mundialmente como grandes países vinhateiros, essas pátrias localizadas na península Ibérica possuem em comum um rio, o Douro, que nasce na Serra Urbión percorrendo grande parte do norte da Espanha e desagua suas águas no Oceano Atlântico após serpentear entre montanhas o norte do território português. Esse rio é conhecido por possuir em suas margens uma produção vitivinícola por grandes extensões de áreas e por apresentar uma beleza paisagística magnifica. Os dois produtores dos vinhos do duelo ibérico produzem suas uvas em terroirs que esse rio percorre e a safra desses néctares é a mesma, a icônica safra 2011.
Apresentação Vega Sicilia Unico 2011
Vinho: Vega Sicilia Unico 2011
País: Espanha
Terroir: Ribera Del Duero (Valladolid)
Safra: 2011
Castas: Tempranillo/Cabernet Sauvignon
Origem das Uvas: Vinhos de Quinta
Estágio em Barrica: 6 Anos *
Teor Alcoólico: 14%
Solo do Terroir: Argilo Calcário
Enólogo: Mariano García
Produtor: Tempos Vega Sicilia
Comentário Vega Sicilia Unico 2011
Um vinho tinto com evidencia visual de cor evoluída, com nariz rico, profundo e notas aromáticas terciárias claramente percebidas, em boca pujante, elegante, sofisticado, com final longo e profundo. Muitos dos aromas e notas gustativas percebidas nele são claramente provocadas pelo seu longo estágio em barricas de 6 anos e por características das castas que compõem o seu lote com predominância da Tempranillo. Um vinho que em particular arrancou-me suspiros pelo seu grau de finesse, distinção, requinte e complexidade. Harmoniza impecavelmente com pratos complexos com carnes vermelhas com especiarias ou com momentos de celebrações entre família e amigos.
Apresentação Barca Velha 2011
País: Portugal
Terroir: Vale do Douro
(Almendra-Vila Nova Foz Coa)
Safra: 2011
Castas: Touriga Franca*, Touriga Nacional*, Tinta Roriz e Tinto Cão
Origem das Uvas: Estilo Lote das Melhores produções
Estágio em Barrica: 18 meses
Teor Alcoólico: 14,5%
Solo do Terroir: Xisto
Enólogo: Luís Sottomayor
Produtor: Casa Ferreirinha (Sogrape)
Comentário Barca Velha 2011
De cor rubi intensa e profunda o vinho Barca Velha 2011 apresenta um nariz intenso, cheio de riqueza e elegância, seduz pela fruta vermelha evidente, notas balsâmicas, cêdro e especiarias. Na boca mostra o porque é um verdadeiro clássico e ícone dos vinhos portugueses por apresentar uma acidez estonteante, taninos bem integrados, notas gustativas de especiarias e um final extremamente longo e persistente. Desperta sem dúvidas sensações únicas e maravilhosas de prazer a alma ao degusta-lo. Harmoniza com diversos pratos intensos como carne de caça e queijos fortes e intensos.
Como toda prova vínica, os comentários e percepçōes são muito pessoais e muitas vezes não são consensuais o que torna esse mundo dos vinhos e de provas ainda mais maravilhoso. Para mim nesse verdadeiro duelo de titãs ibéricos quem ganha são sempre os provadores que tiveram a honra de degustar dois grandes vinhos emblemáticos do mundo dos vinhos e que são vinhos completamente diferentes, mas ambos cheios de caracter, elegância, sofisticação, requinte e que permite a quem o degustar poder viajar através de dois sensacionais néctares de Baco. Desejo excelentes provas a você leitor e muita saúde!
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Comment
Oi Dayne, tudo bem? Obrigado pelas informações e sempre bom aprofundarmos no que gostamos que é degustar um bom vinho!