Dentro do contexto do mundo dos vinhos podemos dizer que tradição é o ato de transmitir, de entregar, de passar adiante, é fazer ter continuidade ou permanência da cultura vínica. Já a inovação se refere a gerar algo novo, criar algo inédito, ter uma nova ideia ou mudar a forma antiga. Tradição e Inovação são duas palavras que tem significado antagônicos, mas que podem coabitar de forma harmoniosa e preciosa num único vinho, e é sobre ele, o “Feito de JOA” que se refere este artigo, mas também aproveito para partilhar detalhes sobre seu produtor, sua região e a grande inovação que está presente neste néctar de Baco.
1.Casa do JOA
O produtor transmontano Casa do JOA está localizado em Parada no distrito de Bragança, extremo norte de Portugal. Este vitivinicultor possui 8 hectares de vinhedos, sendo majoritariamente vinhas antigas, algumas com até 140 anos de idade e em parcelas que podem ter até 20 variedades diferentes, conferindo “field blend“, a forma antiga e tradicional de cultivo da Vitis. As vinhas estão inseridas em solos predominante de xistos, entre 700 a 800 metros acima do nível do mar, onde são submetidas a grandes amplitudes térmicas.
O sonho de juntar um homem a sua terra, fez com que Jorge Ortega Afonso transformasse um antigo palheiro em sua adega “Casa do JOA“, e resgatasse as raizes com sua gente e as tradições locais, onde o vinho é o elemento agregador e ajuda de forma eficiente a fixar gente em áreas remotas de Portugal.
2.Tradição da Cultura da Região Trás-os-Montes
A região de Trás-os-Montes é riquíssima culturalmente. A gastronomia encantadora em aromas e sabores típicos como Feijoada Transmontana, Posta à Mirandesa, Enchidos, Queijos e Doces. O folclore com a festa dos Caretos, que são personagens que acredita-se ter origem com os celtas, num período pré-romano. Além do vinho há a produção de outros elementos culturais como o azeite, as castanhas, o mel e os queijos.
3.Vinho Feito de JOA
Um vinho curtimenta produzido com vinhas centenárias onde estão presentes castas como Esgana Cão, Formosa, Siria, Douradinha, Gouveio, Folgasão, Chasellas Salsa, Moscatel dentre outras. A forma da sua vinificação é a moda antiga com maceração pelicular conferindo a ele mais complexidade de aromas e sabores, e a coloração mais carregada dos orange wines. Estagiou por 21 meses em barricas usadas de carvalho francês, buscando uma menor marcação da madeira, mas agregando elementos de riqueza ao precioso vinho, que carrega em seu DNA a tradição e a inovação transmontana com o uso do extrato de castanheiro (ChestWine), como substituto natural ao uso de sulfitos.
4.Inovação Transmontana
Os sulfitos tem sido utilizados na industria alimentícia e na produção dos vinhos por diversos motivos como a sua ação dissolvente, antioxidante, antidiastásica ( sobre tirosinase e lacase ) e sobretudo pela sua fantástica ação antisséptica, que ajuda diretamente na conservação. Na época contemporânea há um mercado com consumidores interessados em buscar produtos sem adição de sulfitos por diversas questões. Na busca de atingir esse nicho e também buscar soluções com produtos regionais e naturais, foi desenvolvido por cientistas um produto inovador e transmontano a base do extrato de castanheiro, o ChestWine desenvolvido pela Tree Flowers Solution, e que se coloca no mercado como opção natural ao uso dos sulfitos. O produtor Casa do JOA participou desde os primeiros ensaios há 5 anos e hoje se tornou um dos grandes embaixadores do produto.
Acompanhar detalhes que envolvem toda a produção dos vinhos tem sido uma das minhas metas e poder transmitir aos leitores detalhes importantes que diferenciam determinados produtos me traz bastante satisfação, pois acredito que assim o consumidor vai entendendo mais as diferenças entre tantas garrafas expostas no mercado, e começa a valorizar o que tem valor, e este até intrínseco ao líquido em si.
Espero que você tenha gostado destas informações compiladas de formas práticas. Fica o convite para você provar logo que possível este apaixonante vinho Feito de JOA 2022 que carrega a história de uma região tradicional e que valoriza também a inovação dos seus cientistas. Hoje o brinde é a Trás-os-Montes ! Que a Cultura Vínica possa continuar a se perpetuar nesta linda região portuguesa !
Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural
Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial.
Desejo boa jornada através desta rica leitura!
Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário