
Com cerca de 1.500 km², esta encantadora região portuguesa localiza-se no centro do país em torno do maciço da Serra de Sicó, fazendo parte dela os municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal , Soure e a freguesia de Lamas que pertence ao município de Miranda do Corvo. Uma área riquíssima pelo seu patrimônio histórico-cultural com importantes sítios arqueológicos, museus, inúmeros resquícios da presença romana, rotas com diversas trilhas e temas, uma gastronomia regional fantástica e uma riqueza vitivinícola que é um verdadeiro tesouro português ainda pouco conhecido.



Os vinhos Terras de Sicó são produzidos na IG Beira Atlântico na sub-região Terras de Sicó e tem começado a apresentar ao mercado vinhos com qualidade e com muita autenticidade, os tornando em alguns casos até com a descrição distintiva como fora da caixa.










A produção vitícola se apresenta em maioria com pequenas parcelas de minifúndios com a predominância de cepas antigas distribuídas em diversas colinas com diferentes exposições solares e altitudes formando variados microclimas entre diversas áreas florestais, mas que de modo geral possui um inverno mais frios e úmido e os verões quentes e secos. Os solos apresentam manchas argilosas e com calcários em predominância, mas há também a presença de xisto.



Devido ocorrer uma grande quantidade de vinhas antigas, onde os antigos produtores faziam de forma empírica o field blend nas vinhas inclusive misturando castas brancas com tintas, há uma diversidade de castas plantadas em cada parcela, com algumas exceções de alguns produtores que já estão implantando novas vinhas de forma mais varietal em determinadas partes. As principais castas que são produzidas em Terras de Sicó são as tintas Baga, Trincadeira, Bastardo, Rufete, Gran Noir e as brancas Maria Gomes, Bical, Rabo de Ovelha e a Dona Branca que formam o encepamento desta sub-região onde umas contribuem dando mais corpo, outras com mais grau alcoólico e outras com componentes mais aromáticos.






A época das vindimas é marcada com muito trabalho árduo, pois vindimar em pequenas áreas e em muitas parcelas diferentes requer uma logistica quase heróica, para ultrapassar isso os amigos e vizinhos se juntam para ajudar uns aos outros nesse momento e após o trabalho, também poder confraternizar a amizade e a cultura ao vinho ainda muito presente nesta área portuguesa.









Há já diversos pequenos produtores que começam a lançar seus projetos frutos de muitos sacrifícios pessoais e vislumbrando mostrarem o resultado dos seus incansáveis trabalhos através de vinhos fora da caixa e já em alguns casos são muito comentados positivamente pela crítica especializada e pelos enófilos portugueses.

Projeto : Pingarelho
Produtor : Ricardo Costa
Contato : @pingarelhowines
Projeto : Vinha das Penicas
Produtor : Alberto Almeida
Contato : @vinha_das_penicas
vinhadaspenicas@gmail.com

Convido a você leitor logo que possível deguste um vinho das Terras de Sicó e descubra esse patrimônio histórico-cultural português através da bebida de Baco.
Desejo boas provas e saúde!



https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal

2 Comentários
Parabéns pelo seu belo trabalho. Difícil não cair na “mesmice” do infindável “Mundo Vitivinícola”. Pode-se dizer que: és uma privilegiada! Também porque não dizer: bem que eu gostaria de viver estas experiências “in loco”. Mas, me contento sorvendo alguns destes brilhantes, sempre que possível, é claro. Um feliz 2023!!
Obrigado pelas gentis palavras e saudações. Feliz Ano Novo !!!