O que me motivou a imergir no universo da cultura vínica foi o ganho de conhecimentos que o néctar sagrado e milenar nos permite obter, fato este que nenhuma outra bebida é capaz de tal façanha a nível multidisciplinar. Em segundo lugar foram os benefícios à saúde do corpo e da mente humana, já vistos e relatados desde a antiguidade por vários povos e civilizações, e claro que desde que o vinho seja consumido de forma moderada e frequente. Acabo de compilar dados, informações e curiosidades sobre toda a trajetória desta bebida no curso da história de uma forma leve e prazerosa na publicação literária Vinho Viagem Cultural, e aqui vos deixo um breve resumo do que o leitor irá encontrar nestas páginas especiais dedicadas a todos os BacoLovers mundo a fora.
Esta primeira edição do livro foi publicado em português Europeu, em Portugal, e esta dividido em sete capítulos aos quais inicia-se na Pré-historia com a domesticação da Vitis, e enfocando a importância de duas regiões mundiais neste período, a região do Cáucaso e do Levante. No capítulo em que abordo a Idade Antiga, estão informações valiosas sobre as civilizações mais importantes na história do vinho, iniciando pela Suméria, Egípcia, Fenícia, Grega, Etrusca e Romana, sendo esta ultima a mais importante civilização para disseminação da cultura vínica no curso da história.
A Idade Média é evidenciada como um período importante na história do vinho, em que os eclesiásticos perceberam quão importante era a produção e comercialização desta bebida, gerando vultuosas receitas para os cofres da igreja. Neste período os monges beneditinos e cistercienses dedicaram-se a práticas na viticultura e enologia, estudando e registrando significativas formas de aperfeiçoamento nos vinhedos e nos vinhos produzidos.
Já época dos descobrimentos o vinho se tornou figura obrigatória nas embarcações, tanto para o consumo dos viajantes, quanto como produto econômico importante para o comércio. Na modernidade houve uma forte expansão na produção e comércio do vinho, neste período muitos fatos curiosos ocorreram, inclusive as melhorias nas práticas de vinificação pelos monges da abadia de Hauteville nos vinhos da Champagne, o método de remoagem foi criado, foi registrado os avanços nos trabalhos de Louis Paster na atuação das leveduras no processo de fermentação.
A Idade Contemporânea é marcada de forma trágica pela grande praga da Filoxera que dizimou praticamente toda a viticultura da Europa. Também neste período a Lei Seca America foi colocada em vigor levando a falência e endividamento inúmeros produtores. O período das Guerras Mundiais é marcado por diversos fatos e que são mencionados também no livro com detalhes.
O período contemporâneo houve um incremento e incentivo ao consumo de vinho, com a publicação da pesquisa do Paradoxo Francês e as suas razões. Neste capítulo também é abordado imensas informações sobre a geopolítica e o vinho, países como Armênia, Geórgia, Egito, Israel, Jordânia, Irão, Iraque são analisados sobre o prisma de estarem localizados onde tudo começou e mostrando como está a realidade do vinho em pleno século XXI nestes territórios.
Dados e informações atualizados sobre os principais países produtores são abordados e vale a pena se atualizar com estas riquezas de detalhes. Por fim, no capítulo sete, faço reflexões finais mencionando a atual realidade sobre o consumo de vinho mundial, sobre os desafios e crescimento em pleno século XXI que o vinho enfrenta e a nova forma de disseminar a cultura vínica pelo mundo na atualidade.
Se você faz parte de algum setor da cadeia econômica do vinho, ou é um amante desta bebida histórica ou até mesmo não consumindo vinho mas adoras obter novos conhecimentos através da cultura, eu espero que depois deste rápido resumo aqui escrito, eu possa ter lhe esclarecido quão importante é você ler estas páginas que são um verdadeiro compilado dos fatos mais importantes ao longo da trajetória do vinho no curso da história e perceber como este líquido é tão especial e que ter conhecimentos sobre ele, lhe eleva significativamente a outro nível cultural.
Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial.
Desejo boa jornada através desta rica leitura!
Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário