Após o período do vingamento, período ao qual os cachos de flores da videira sofrem fertilização e estas flores transformam-se em cachos de uvas ocorre o período herbáceo do ciclo da videira. Essa fase tem início com a formação dos bagos, que dura em média de quatro a seis semanas e nesse período as uvas começam a se desenvolver. No Hemisfério Norte ocorre entre os meses de Junho a Julho e no Hemisfério Sul de Dezembro a Janeiro, dependendo da casta e da latitude de implantação da vinha.
Os bagos de uva apresentam-se com uma cor verde e de consistência rígida, ou seja, bem durinhos. Existe um momento bem curioso desta fase do ciclo da videira ao qual os bagos são chamados de grão de ervilha, devido a semelhança física com as ervilhas. Eles comportam-se com semelhança a folhas e o sarmento, possuindo estomas e realizando fotossíntese, se provados neste período são azedos e sem qualquer teor de açúcar perceptível, pois nesta fase apresentam máximo dois gramas de açúcar por quilo de uva, e isso ocorre devido o seu consumo está sendo utilizado na multiplicação celular. Já o teor de ácidos ao longo de toda esta fase cresce até atingir valores máximos.
Duas curiosidades interessantes deste período é que não é registrado a presença de antocianas (compostos corantes) e acontece um domínio de compostos aromáticos com aromas herbáceos. Nesse período podem ser necessárias pulverizações em enxofre para prevenção de algumas doenças. A seguir vem a fase do pintor que será o tema do próximo post.
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário