Se você desenvolve atividades dentro da cadeia do vinho, provavelmente, no mínimo já ouviu falar na Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), mas caso você seja somente um consumidor amante dos vinhos, este artigo também é para você, afinal de contas entender o que é esta entidade, o que ela representa e executa dentro do setor dos vinhos é algo importante a todos que produzem e consomem esta bebida milenar.
A OIV é uma entidade intergovernamental de caráter técnico e científico, reconhecida pelas suas atividades e competências em todos os setores, desde a viticultura, a enologia e todos os produtos derivados da vinha. Na atualidade reuni 51 países como membros, sendo essas pátrias produtoras e consumidoras de vinho, e possui a finalidade de promover a cooperação técnica e científica no setor vitivinícola mundial. Dentro da organização transitam os dados e as informações que representam 88% da produção global de vinhos e 75% do consumo mundial deste alimento.
Rápido Histórico
Sua fundação ocorreu em Paris em 1924, no ano passado completou 100 anos de atividades. Inicialmente se chamava “Office International du Vin“, e neste período histórico entre guerras, 8 países produtores de vinhos juntaram-se para buscar um órgão para coordenar e regulamentar a viticultura e a produção de vinhos internacional. Dentre esses países estavam França, Espanha, Itália e Portugal, que já na época manifestavam muita preocupação com os excessos de produção, o padrão de qualidade e a importância de ter uma regulamentação do comércio internacional de vinhos, mas o seu objetivo primordial era promover a cooperação técnica e científica entre os países gerando incremento de qualidade na produção e no setor.

No ano de 2001 a organização atravessou uma reforma e passou a se chamar Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), transformou-se num organismo intergovernamental com cerne na harmonização das práticas vitivinícolas, sustentabilidade e regulamentação internacional do setor vitivinícola mundial. Na atualidade desempenha um papel importante na definição das normativas e diretrizes para a indústria global dos vinhos.
Principais Funções da OIV
As suas principais funções são :
1. Define através de normativas técnicas os padrões e regulamentações na produção, no comércio e no consumo dos vinhos e em outros produtos que estejam relacionados, objetivando gerar garantia de qualidade e autenticidade nos produtos vitivinícolas.
2. Faz um trabalho de coleta e divulgação dos dados estatísticos sobre a produção mundial dos vinhos, sobre a produção de uvas em geral, gerando o acesso de forma gratuita e irrestrita a sua base de dados através do seu site.
3. Fomenta e realiza pesquisas técnicas e organiza eventos promovendo a troca de conhecimentos entre os países membros.



Importância da OIV para o Setor dos Vinhos
Uma organização tão respeitada pela sua trajetória de mais de 100 anos dentro da indústria do vinho tem um peso enorme e se tornou a entidade mais importante do setor. A sua importância passa por diversas frentes como:
A normatização internacional definindo os padrões para a produção, rotulagem e comercialização, objetivando garantir a qualidade e a transparência. Apoia os estudos científicos nas áreas da viticultura, enologia e saúde, promovendo a inovação dentro do setor vitivinícola. A organização estabelece diretrizes para as práticas envoltas a sustentabilidade na produção dos vinhos. Ajuda os países membros auxiliando-os na padronização de suas leis sobre vinho com o foco em facilitar o comércio internacional. Coleta e divulga os dados estatísticos confiáveis e atualizados sobre a produção, consumo e o mercado global dos vinhos.



Algumas ações mais atuais da OIV e que impactaram a cadeia vitivinícola foram a definição do termo “vinha velhas” em outubro de 2024, a organização estabeleceu a definição oficial classificando-as como vinhas de parcelas continuas de terreno, onde pelo menos 85% das videiras devam possuir 35 anos ou mais. Outra ação foi a produção de um relatório da produção mundial de vinhos em 2023, a OIV projetou que a produção mundial de vinho atingiria o nível mais baixo dos últimos 60 anos, estimando uma produção entre 241,7 e 246,6 milhões de hectolitros, devido a condições climáticas adversas em várias importantes regiões produtoras.
O Cargo de Presidente da OIV
O presidente da OIV desempenha um papel fundamental na liderança e no direcionamento estratégico da organização. O primeiro presidente em 1924 foi Pierre Le Roy de Boiseaumarié, ele era um militar piloto de caça da Primeira Guerra Mundial e também viticultor francês, ficou conhecido pelo seu importante papel na regulamentação e valorização dos vinhos franceses, criando o sistema de Appellation d’Origine Contrôlée (AOC), ajudou a estabelecer padrões internacionais para a viticultura e a produção de vinhos quando a frente da OIV.
O cargo de presidente possui inúmeras funções como representar a instituição nos mais variados eventos internacionais atuando como porta-voz da OIV. Coordena e acompanha o cumprimento dos objetivos e diretrizes estabelecidos pela Assembleia Geral da OIV. Tem papel de liderança nas decisões estratégicas presidindo Assembleias e no Conselho Executivo. Ajuda a fortalecer as relações entre os países membros e outras organizações internacionais como a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial do Comércio (OMC). Apoia e incentiva os trabalhos dos especialistas da OIV nos mais variados temas como pesquisas vitícolas, na enologia, na saúde e na área econômica do vinho.

Prof.ª Regina Vanderlinde, PhD
Presidente Emérita da OIV
Primeira brasileira e a quarta mulher a ocupar o cargo de presidente da OIV. Seu mandato à frente da OIV destacou-se pelo compromisso com a promoção e regulamentação do setor vitivinícola em âmbito global.
Enfim, espero que você leitor tenha gostado destas informações compiladas sobre a OIV, o objetivo é lhe proporcionar incremento de informações sobre o setor dos vinhos e como ele é regulamentado a nível global.
Desejo boas provas e saúde !
Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural

Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial.
Desejo boa jornada através desta rica leitura!
Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal

Deixe um Comentário