Receber o título de Master of Wine é sem dúvida sinônimo de excelência e de uma dedicação brutal aos assuntos mais variados e complexos do mundo dos vinhos. Para se ter uma ideia do grau de dificuldade para receber o título e usar as glamurosas letrinhas (MW) ao lado do nome, já foram mais pessoas ao espaço sideral do que existem de Master of Wines no mundo. Que na atualidade são só 419 “deuses de conhecimentos” do vinho moderno e global.
O Master of Wine é a certificação mais prestigiada, respeitada, glamurosa e rigorosa do mundo dos vinhos globalmente. Foi fundado em 1952 pela Vintner’s Company que tinha o objetivo de melhorar as qualificações de quem operava o setor no Reino Unido, na atualidade é concedida pelo Institute of Masters of Wine (IMW) que tem a sua sede em Londres.
Requisitos Para Se Tornar um Master of Wine
Para se candidatar a este seleto processo de formação o candidato deve possui uma vasta base de conhecimentos em vinhos e no setor, que podem ser adquiridas pelas certificações do Diploma da Wine & Spirit Education Trust (WSET) ou outras experiências significativas no setor como enólogo.
Também é necessário enviar uma justificativa que demonstre proficiência e compromisso com o estudo, evitando assim perda de tempo ao candidato e ao Instituto que disponibilizou a vaga. Outro importante detalhe é que o candidato deve ter um mentor, que deve ser um Master of Wine, e que o mesmo aceite acompanha-lo durante todo o processo e etapas.
A questão financeira também deve se levar em conta, pois os custos envolvidos em todo o processo são enormes e envolvem desde as propinas anuais ao Instituto, custos de deslocamentos a Londres e demais locais do mundo para seminários e provas, custos de locomoção, hospedagens e alimentações, custos de incontáveis garrafas de vinhos a serem degustadas para a preparação das provas e também levar em conta que tem que ser contabilizados os seus custos de tempo dedicados a formação ao qual não estará executando outra atividade remunerada em simultâneo.
Programa de Estudo
O rigoroso programa engloba temas aprofundados de viticultura, vinificação, estilos de vinhos, provas de vinhos, negócios do vinho e demais aspectos técnicos e teóricos do setor vitivinícola. Ele é divido em três etapas distintas.
A primeira fase o candidato é submetido a exames preliminares que englobam teoria e degustação de vinhos. A segunda fase ocorrem os exames finais que incluem análises teóricas aprofundadas e as mais temidas provas às cegas de vinhos de todo o mundo, esta prova é particularmente famosa devido o grau de dificuldade, nela o aluno não só tem que dizer o que está em sua taça, mas justificar com a máxima coerência o porque chegou aquela conclusão.
O aluno passando pela primeira e segunda fase, dá um respiro aliviado que o pior já passou, mas na verdade ainda há a última etapa, a terceira, que é o trabalho escrito de pesquisa, que deve ser uma tese original e que contribua para o conhecimento global do setor vitivinícola, que é submetido ao Instituto o tema e a justificativa e após o aceite, o aluno começa a terceira etapa, iniciando o trabalho escrito e que posteriormente será enviado ao Instituto e o mesmo avaliará o desempenho do aluno, nesta fase outra figura importante surge que é a do conselheiro, um outro Master of Wine este escolhido pela própria instituição para acompanhar o aluno no desenvolvimento da tese.
Desafios Para Se Obter o Título
O rigor para se obter este título é brutal e só 10% de candidatos conseguem a taxa de aprovação pelo Instituto of Masters of Wines na atualidade. Além de tudo o que já foi descrito acima, sem dúvida a capacidade de equilibrar a vida pessoal e profissional com os estudos é a mais significativa barreira e seleção. Outro aspecto interessante de ressaltar é a resiliência do candidato frente as adversidades durante todo o longo caminho, cada um com seus detalhes de dificuldades a serem superados e que muitas vezes são frustados com um resultado negativo numa prova. Neste momento só sendo muito resiliente e até “anti-frágil” (conceito de Nassin Tabeb) consegue-se dar a volta por cima e atingir o tão esperado sucesso na aprovação.
Uma informação importante é que estes heróis e heroínas do mundo dos vinhos assinam e aderem um compromisso com um código de conduta profissional que promove a ética e o respeito no setor.
Carreira e Reconhecimento
Depois de tantos investimentos e sacrifícios fica a pergunta, onde as pessoas que recebem este título trabalham e quais atividades executam ?
Os Masters of Wine podem executar diversas atividades em toda a cadeia do vinho, as mais comuns atividades que esses especiais profissionais atuam são no âmbito da consultoria na produção dos vinhos, nas área da enologia, da viticultura, no comércio, no marketing dos vinhos, no jornalismo e na educação sobre vinhos. São profissionais com enorme reconhecimento e portanto badalados para desenvolverem atividades de muito mais valorização.
Alguns Masters of Wines
Uma jornalista inglesa que se tornou a primeira pessoa fora do setor dos vinhos a receber o título de Master of Wine e na atualidade é uma das mais respeitadas profissionais do mundo dos vinhos. Possui inúmeras obras literárias dentro do setor.
Um brasileiro que se tornou o primeiro Master of Wine da língua portuguesa. Atualmente trabalha com consultorias para várias empresas.
Prestes a se tornar o primeiro Master of Wine de Portugal. Ele é enólogo e desenvolve trabalhos de consultoria para produtores de vinhos, possui sociedade no projeto dos vinhos No Rules Wines ao qual possuem os vinhos com a marca Código, entre outras .
O objetivo deste artigo foi partilhar alguns detalhes importantes para que o público que o ler possa saber que quando se deparar em sua frente com algum Master of Wine, saiba que está em frente de um grande profissional do setor dos vinhos, e que em sua maioria são pessoas com o conhecimento gigantesco no setor e com extrema simplicidade.
Desejo boas provas e saudações báquicas !
Conheça o Livro Vinho Viagem Cultural
Se você tem interesse em adquirir o livro Vinho Viagem Cultural é so clicar no link que está aqui abaixo, que ele é enviado para todos os países com dedicatória especial.
Desejo boa jornada através desta rica leitura!
Interessados em editar o livro em outros países, entrar em contato com a própria autora (Dayane Casal), através do e-mail dayanecasal@yahoo.com.br ou casaldayane@gmail.com
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
2 Comentários
Artigo bem interessante acerca do árduo percurso de um candidato a Master of Wine, um dos títulos mais almejados no Mundo Vinho, mas só ao alcance de poucos, que com muito sacrífico e abnegação conseguem alcançar. Parabéns Tiago Macena, Portugal finalmente consegue ter o seu Master of Wine.
Obrigado pelo teu comentário e feedback, sem dúvida uma árdua jornada .
Beijinhos