O produtor italiano Tenuta San Guido do icônico vinho Sassicaia está localizado na lindíssima região Bolgheri na Toscana e tem uma história muito particular no universo vínico mundial ao qual em 1994 recebeu o reconhecimento Bolgheri Sassicaia DOC e no ano de 2013 foi destacado recebendo oficialmente uma Denominação de Origem Controlada própria, o DOC Sassicaia, se tornando o único produtor italiano com tal honraria.
Para entender esse mérito é importante voltar um pouco no tempo para se compreender os caminhos trilhados por esse produtor que foi considerado rebelde por muitos na época e que na atualidade é consagrado no mundo dos vinhos por produzir um dos vinhos mais valiosos da Itália e ser o primeiro produtor a produzir um vinho Super Toscano.
Na atualidade o Tenuta San Guido está na terceira geração, mas tudo iniciou com a história admirável de Mário Incisa della Rocchetta que nasceu em Roma (1889), formou-se em agronomia em Pisa (1920) e casou-se (1930) com a Clarice della Gheradesca, uma jovem que pertencia a uma das famílias mais antigas e tradicionais da Toscana, a família do Conde Ugolino, família esta que foi até mencionada por Dante na Divina Comédia.
No início da década de 40 foram morar na região onde tinham criação de cavalos e adoravam a natureza que existia ali. Mário como um grande profissional e estudioso logo constatou que a região possuía um dos biomas mais fantásticos da Europa Mediterrânea e decidiu plantar (1942-1944) nas colinas do Castelo de Castiglioncello com o sentido voltado ao mar, videiras de variedades francesas que na época foram concedidas pelo Dukes Salviati de Migliarino. As primeiras variedades plantadas foram Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, e uma pequena quantidade de castas como a branca Canaiolo e a tinta Ciliegiolo, essas italianas compondo um field blend. Entre os anos de 1960 a 1968 foram realizadas seleções nos vinhedos plantados e na época foi observado a semelhança geológica de Bolgheri com a região francesa Graves em Bordeaux, com a presença de muitas pedras e argila.
O nome do vinho Sassicaia é derivado do termo “sassi“, que no dialeto toscano significa pedras e que já comunica bem sobre um aspecto importante do terroir onde ele é produzido. Entre o período de 1945 a 1967 o vinho era consumido somente de forma privada pela família e por amigos. Em 1968 foi lançado comercialmente ao mercado o primeiro vinho Sassicaia e somente no ano 1978 houve a consagração mundial e oficial deste magnífico néctar de Baco elevando ainda mais a Itália na produção e no status de grandes vinhos. Isso aconteceu no concurso mundial promovido pela revista Decanter onde se colocou em prova Cabernets do mundo e o italiano Sassicaia ganhou em primeiro lugar deixando para trás os mais famosos vinhos franceses da região de Bordeaux. Após tal feito outros produtores italianos como o Ornellaia, Solaia, Tignanello e Massetto seguiram a rebeldia e também começaram a produzir vinhos com a mesma semelhança e que na atualidade são denominados mundialmente de “Super Tuscan” traduzindo os “Super Toscanos“.
O vinho DOC Sassicaia possui um caráter muito particular de qualidade pois além de estarem intrínseco as características únicas do seu terroir onde a sua matéria prima é produzida, ele segue regras próprias de cultivo, de envelhecimento e engarrafamento, tudo dentro da sua área municipal. O produtor Tenuta San Guido possui uma área de 2500 ha, seguindo 13 km da colina até o mar dentro da região de Maremma, percorrendo a lindíssima e famosa avenida de Ciprestes, esta área apresenta um clima onde as colinas protegem os vinhedos do vento nordeste e no verão há uma espécie de corredor esfriado pelas brisas marítimas e a proximidade com o mar faz o reflexo da luz solar refletir, ajudando na maturação fenólica dos cachos de uva. Nesta área possui diversas parcelas de vinhedos plantadas com diversos tipos de exposições solares, em diferentes altitudes que variam de 60 a 400 m acima do nível do mar e em diferentes fragmentos de solos argilosos, pedregosos e calcários, localizados entre campos cultivados, bosques e florestas mediterrâneas onde está um belíssimo Parque de Reserva Natural.
O vinho Sassicaia é produzido a partir do corte de 85% Cabernet Sauvignon e 15% de Cabernet Franc, ele segue as suas regras próprias de 24 meses de envelhecimento, sendo 18 meses destes em barricas de carvalho francês com capacidade de 225 litros e consta em seu rótulo o ano de produção das uvas e a sua graduação alcoólica. Ele é um vinho elegante, perfumado, com taninos refinados, textura macia e excelente acidez que agrada bastante a muitos enófilos, bacolovers e críticos exigentes do mundo dos vinhos. Uma boa sugestão para acompanha-lo à mesa é fazer um pairing com uma deliciosa Bisteca à Fiorentina e dar esse mimo a alma com tamanha felicidade à mesa.
Desejo excelentes provas e saúde a você leitor !
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário