Esse vinho que recebe o nome da ilha onde ele é produzido, um lugar mágico no meio do oceano Atlântico, por lá é produzido um vinho único no mundo, o Vinho Madeira, que além de ser um vinho riquíssimo em aromas e sabores, apresenta uma excelente acidez e um alto potencial de guarda que surpreende a todos. Li em algum lugar que “Madeira é um vinho com o nome de ilha, de uma ilha com o nome de vinho”.
Há várias referências de personalidades históricas que fazem menção a este vinho como Winston Churchill e Napoleão Bonaparte. Na ocasião da independência dos Estados Unidos (1776) foi ele que foi servido. Este vinho tão especial era o favorito de George Washington, Benjamin Franklin, John Adams e Thomas Jefferson, segundo relatos contados em minha visita à ilha da Madeira.
São inúmeras as características que torna esse o vinho singular e especial para o mundo dos vinhos. Esse vinho tem mais de cinco séculos de história, é um símbolo de distinção e nobreza, e isso se explica por esse néctar magnífico cheio de caráter, ser exótico, de um estilo de produção muito peculiar e de proporcionar sensações únicas de prazer a quem o degusta devido a complexidade que ele apresenta em seus aromas e sabores. Ele é produzido de duas formas:
1. Canteiro – Simulando o que acontecia nas caravelas, o vinho é estocado em barricas sobre pranchas de madeira chamados canteiros e colocados muito próximos ao teto dos sótãos dos armazéns de produção por cerca de 5 anos.
2. Estufagem – O vinho é colocado em grandes tanques sob uma temperatura controlada de 45°C por cerca de 3 meses, permitindo produzir uma maior quantidade de vinho em menor quantidade de tempo.
Os solos da Madeira têm uma origem predominantemente basáltica, são argilosos e apresentam um teor de pH ácido ou muito ácido. Devido à sua posição geográfica e características orográficas, o clima da ilha da Madeira é temperado nas cotas altas da costa Sul e em toda a costa Norte e subtropical na costa Sul. A Denominação de Origem Madeira é constituída por apenas cerca de 500 hectares de vinha. As castas brancas cultivadas na ilha são Malvasia, Boal, Verdelho, Sercial e Terrantez, já a casta Tinta Negra é a única tinta plantada e eqüivale a 90% das vinhas cultivadas na ilha, devido a sua alta produtividade, menor exigência e por apresentar ciclo mais curto, um detalhe interessante é quando não houver designação da casta no rótulo da garrafa de um vinho Madeira, com quase toda certeza podemos afirmar que é um vinho produzido com a Tinta Negra.
Com notas tão cheias de complexidade em seus aromas e sabores, o Madeira possui uma excelente acidez e pode ser harmonizado com uma vasta quantidade de tipos de pratos, proporcionando paladares, aromas, texturas e sensações únicas em quem os degusta. Essas harmonizações irão depender do próprio estilo de Madeira ao qual irá ser escolhido, pois existem os Seco, Meio Doces, Doces e o Meio Doce.
Os Seco produzidos com a casta Serial por exemplo casam perfeitamente com entrada a base de azeitonas, amêndoas torradas, canapés com caviar ou salmão defumado, com peixes e até queijos fresco intensos de cabra ou ovelha.
Já os Meio Secos casam com deliciosos consommé, cremes com natas e sopa de cebola gratinada.
O Meio Doce é impecável para acompanhar queijos tipo o Serra da Estrela, souflês de queijo, com chocolate de leite, pralinés, petit-fours, bolos de creme e bolo de mel.
Os Doces podem ser degustados com frutas tropicais e frutas secas, como as nozes e as avelãs, casa bem com bolos de frutos secos e tortas de fruta, bolo de mel, biscoitos de amanteigados, chocolate escuro ou de leite, pralinés e petit-fours e com diversos queijos de sabores intensos como o Gorgonzola ou de Rabaçal.
Claro que a magnitude desse néctar vínico, o Vinho Madeira, expressa-se com tão alta magestosidade do seu próprio terroir, que merece um parágrafo a parte, com ricas paisagens deslumbrantes, experiências enogastronomicas e turísticas incríveis, e condições na geologia e no clima perfeitas para produção de vinhos que marcam a alma.
A Espetada é prato tradicional da ilha e poder degustá-la foi uma das experiências mais diferentes e divertidas que passei na ilha, devido eu ter formação em medicina veterinária e mestrado em maturação de carne bovina, e poder fazer essa sensorial in loco foi uma delícia de experiência. Fica o convite à você leitor para provar os vinhos Madeira e também degustar tudo o que essa maravilhosa ilha no meio do Atlântico tem a nos proporcionar.
Desejo excelentes provas e muita saúde !
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário