O Vinho e a Caça participam dos hábitos culturais dos povos Europeus. O hábito de caçar ou até mesmo de degustar carnes de caças é muito comum em inúmeros países da Europa e faz parte intrínseca das suas culturas.
As carnes selvagens expressam o seu terroir igualmente aos vinhos, e seus aromas e sabores são adquiridos pela sua dieta natural rica, com ganho de músculos através do exercício que esses animais praticam subindo e descendo montanhas íngremes em busca de alimentos, água e de se reproduzirem. Já os vinhos são igualmente a expressão dos seus terroirs que envolve o clima, o solo, as escolhas das castas e a própria ação humana que participa de todo o processo desde a plantação das vinhas ao finalizar o vinho.
As carnes de caças apresentam aromas e sabores intensos e complexos e é necessário uma atenção especial no momento de escolher o vinho para melhor harmonizar com cada tipo.
O Javali (Sus scrofa) é um animal omnívoro, mas que possui preferência em sua dieta por matéria vegetal como raízes, frutos, bolotas, castanhas e sementes. Uma bela sugestão para harmonizar com esta carne seriam vinhos mais complexos, encorpados, com taninos mais marcados e com mais estrutura para acompanhar as características desta carne de sabor e aroma tão peculiar.
Minhas sugestões de vinhos para compor uma boa harmonização são:
- Touriga Nacional (Dão-Portugal 🇵🇹);
- Tempranillo (Laguardia-Espanha 🇪🇸);
- Nebbiolo (Piedmonte-Itália 🇮🇹);
- Vranec (Vale do Vardar-Macedônia do Norte 🇲🇰)
- entre outros que acompanhem essas características.
Cozinhar é um verdadeiro ato de amor, espero continuar a inspirar aos Bacolovers mundo a fora com esta arte também. Desejo boas harmonizações, boas provas, bons lances e muita saúde para desfrutarem a vida !
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário