A hora da sobremesa é sempre um momento de verdadeiro deleite para alma, esperada ansiosamente por muitos que estão à mesa. Há algumas pessoa que não sabem que existem vinhos específicos para esse momento na refeição. Muitas vezes é exatamente nesta hora que são servidos verdadeiros tesouros vínicos. Eles se caracterizam por apresentarem um teor residual de açúcar mais elevado e excelente acidez, e essas características são devido a inúmeras maneiras como são produzidos, abaixo seguem alguns tipos de vinhos de sobremesa e algumas sugestões de harmonização.
ICE WINE
Os Ice Wine são vinhos produzidos a partir de uvas congeladas no próprio vinhedo, com isso há uma condição de se separar o maior conteúdo de água do bago da uva e concentrar um líquido com maior teor de açúcar natural da uva. Esses vinhos são muito produzidos no Canadá, na Hungria e em diversas regiões vínicas que podem sofrer por essa condição climática.
O Bajo 0 Vino de Hielo 2011, é um vinho que apresenta uma boa intensidade e sutileza. Apresenta aromas de frutas maduras e exóticas, até de compotas de frutas, na boca a acidez é muito evidente e sua doçura é extremamente agradável. Produzido com a casta Viúra no terroir de Laguardia no norte da Espanha é um vinho delicioso. Deve-se servi-lo na temperatura entre 6º à 8ºC e acompanha bem sobremesas à base de frutas como torta de limão e abacaxi.
BOTRYTIZADO
O nobre vinho Botrytizado é produzido em condições microclimáticas específicas de temperatura e umidade nos vinhedos. As cachos das uvas após o período de maturação sofrem o ataque do fungo Botrytis cinerea que furam a película que envolve o bago da uva, possibilitando uma evaporação da água e concentração do açúcar, transformando esse néctar presente nele um líquido precioso e nobre. O interessante desse ataque é que não acontece de forma uniforme no cacho, são atacados alguns bagos e a partir daí a colheita é extremamente cuidadosa e trabalhosa bago a bago atacado.
O vinho Botrytizado Wehlen SONNENUHR 1998 é um vinho produzido com a casta Riesling no terroir do Vale do Mosel na Alemanha com a qualidade Auslese. Esse delicado vinho e digno de realezas é indicado para acompanhar queijos, pudim, crème brûlée e até como um belo aperitivo.
COLHEITA TARDIA
Determinados cachos de uva são deixados nos vinhedos após a maturação fenólica completa, com esse tempo a mais os bagos sofrem desidratação concentrando um maior teor residual de açúcar e é assim que são obtidas as matérias primas para se produzir esses deliciosos colheitas tardias.
O vinho Traminer Auslesse Seven Numbers 2016 é considerado um vinho super premium, produzido com a casta Traminer e o terroir é Stajerska na Eslovênia. Ele é um vinho encorpado de cor dourada. Seus aromas possuem rosa, lichia, flores brancas , frutos secos e um delicioso toque de mel. Na boca apresenta-se untuoso e com notas picantes. Sobremesas com amêndoas e frutos secos harmonizam muito bem com esse vinho.
VINHO DO PORTO
O vinho do Porto é sem dúvida o vinho mais famoso do mundo, é um vinho fortificado onde o processo de fermentação é interrompido pela adição de água ardente vínica, deixando uma maior quantidade de açúcar residual nesse néctar de Baco. Existem diversos tipos de vinho do Porto, mas sinteticamente podemos dividi-los em dois grandes grupos, os Rubys e os Tawnys.
O Porto Tawny 20 Anos Vasques de Carvalho é um vinho produzido na região do Douro, foi envelhecido em madeira, é um vinho intenso, complexo e apaixonante que traduz a excelência do produtor. Merece um destaque para sua belíssima garrafa com desing moderno. Um boa sugestão para servi-lo é refresca-lo e acompanhando sobremesas como panetones, rabanadas , bolo de laranja e até com frutos secos.
Desejo excelente deleite a alma com os fantásticos vinhos de sobremesa junto dos seus familiares e amigos.
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário