Bacalhau harmoniza com vinho branco ou vinho tinto ?
Essa deliciosa iguaria que os portugueses levaram aos quatro cantos do mundo na época das grandes navegações e descobrimentos harmoniza com muitos estilos de vinhos, inclusive brancos, tintos e até com os maravilhosos espumantes.
Servir o Bacalhau (Gadus morhua) na ceia de natal no Brasil e na consoada em Portugal é algo muito tradicional, portanto escolher um bom vinho para harmonizar com essa délicatesse é extremamente importante para que seus momentos em família sejam ainda mais agradáveis e inesquecíveis.
Quando falamos em harmonização ” pairing ” , estamos nos referindo na harmonia entre o prato servido e o vinho. Para o inicio da escolha, é necessário observamos a composição do prato, afinal o Bacalhau tem inúmeras formas de apresentação à mesa devemos a partir disso decidir qual o melhor vinho servir para cada menu. Lembrando que para uma boa harmonização devemos levar também em consideraçāo o gosto pessoal e muitas vezes observarmos o que temos em mãos mais facilmente.
O Gadus Morhua é considerado pelos especialistas o verdadeiro Bacalhau, ele vem do extremo Norte do oceano Atlântico ( Noruega, Islândia, … ) e é considerado o mais nobre e o com mais qualidade. Quanto ao seu aspecto quando em salga apresenta-se com a cor palha e uniforme, mas quando passa por cocção suas lascas mostram-se claras e com sabor incomparável, os ingredientes que farão a composição do seu prato juntamente com a forma de preparo irão direcionar a melhor escolha do vinho para cada menu escolhido para ceia.
Partilho neste artigo cinco sugestões de pratos com Bacalhau e um bom vinho para fazer um casamento perfeito para brilharem juntos na sua ceia ou em sua consoada de Natal.
Bacalhau com Natas
Essa forma de servir o Bacalhau tem uma deliciosa particularidade que é a composição com as natas, trazendo um toque de gordura e sabores lácteos ao prato. Uma bela dica de vinho para compor essa harmonização seria o vinho Vinha Corvo Branco da Quinta das Bajancas, um magnifico blend duriense com as castas autóctones Rabigato, Gouveio e Viosinho , com passagem em barrica de carvalho, requintando ainda mais esse néctar e o deixando muito gastronômico.
Bacalhau à Gomes de Sá
Nesse prato a composição com o Bacalhau é basicamente de batata e cebola em rodelas, alho, louro, ovos cozidos, azeitona preta e uma bela rega de azeite. Uma excelente combinação para fazer um bom casamento seria um Encruzado Reserva da Quinta do Soito. Dono de uma excelente acidez e com passagem em barrica na medida correta dos grandes vinhos da região do Dão, esse pairing se torna impecável.
Bacalhau à Portuguesa
Um belo prato ao forno de Bacalhau à Portuguesa é composto de batatas, cebolas, pimentões coloridos, alho, louro, ervas variadas e regado a uma boa quantidade de azeite português. Esse generoso prato festivo pode ser muito bem acompanhado por um vinho tinto de médio corpo. Uma ótima sugestão é o vinho tinto alentejano produzido pelo método ancestral chamado Amphora, ele é da Herdade da Rocha e é produzido com a casta Touriga Nacional. Essa composição de pairing é uma verdadeira homenagem à cultura lusitana, já que o Bacalhau faz parte da gastronomia diária dos portugueses e a Touriga Nacional é uma casta cultivada de Norte ao Sul das terras de Cabral.
Bacalhau à Lagareiro
A preparação do bacalhau à lagareiro é perfeita para ocasiões especiais como o Natal. Essa receita de origem portuguesa é acompanhada com as tradicionais batatas que podem ser assadas ou cozidas, alho, pimenta do reino e sal a gosto e muito azeite, possui uma preparação simples e muito popular inclusive com outros tipos de proteínas como o polvo, o segredo deste prato é a utilização de excelente matéria-prima. Um vinho que pode fazer um bom par junto desta delicia tradicional portuguesa é o vinho tinto Prior Lucas, produzido com as castas Touriga Nacional, Syrah e Baga, um vinho tinto com um toque de modernidade da Bairrada.
Salada de Bacalhau com Grão de Bico
Geralmente servido desfiado ou em lascas o Bacalhau junto com grāo de bico cozido é uma delicia gastronômica. Ele é servido como entradas ou como refeições leves o que permite um harmônico pairing com o espumante bairradino Quinta do Ortigão Reserva, produzido a partir de um blend com as castas Arinto, Bical e Chardonnay.
Agora você já possui diversas sugestões de vinhos brancos, tintos e até de um espumante para acompanhar seu prato de Bacalhau no Natal. Desejo excelentes momentos de comemorações junto a sua família e amigos. E que o espírito natalino possa habitar em seu coração durante todo o ano.
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
4 Comentários
Se puder me ajudar harmonizar risoto de bacalhau, agradeço.
Ótimas sugestões. A culinária é a melhor das artes e o encontro com o vinho dá mais brilho ao que já é uma joia.
Sem dúvidas Cezar, obrigado pelo comentário.
Saul Galvão, diz em seu livro tintos e brancos Que bacalhau combina mesmo é com uma boa caipirinha