O “Pani di Toni” na atualidade é chamado de Panettone, é uma receita que tem diversas versões e lendas da sua criação. As mais disseminadas são as que envolvem um padeiro italiano chamado Toni, que vivia e trabalhava na cidade de Milão na padaria Della Grazia, no período do governo do Duque de Milão, o Ludovico Maria Sforza (1452 – 1508).
Uma versão conta que foi inventada por um erro devido imenso cansaço que o padeiro Toni estava na altura na Natal com tantas encomendas de pães e tortas, ele por distração colocou as frutas que seriam para a receita da torta na massa dos pães e ao tentar consertar o problema acrescentou um pouco de frutas cristalizadas, manteiga e ovos na receita, o resultado do erro foi que agradou imensas pessoas. A outra versão do invento da receita foi que o Toni havia se apaixonado pela filha do seu patrão, e na tentativa de agradar a família sobretudo ao seu chefe teria inventado essa receita especial que se tornou uma das mais pedidas na época do Natal fazendo os fregueses pedirem o “Pani de Toni”. Verdades ou lendas o certo é que esta receita italiana é um verdadeiro sucesso até a atualidade e que praticamente para todo lado do mundo o panetone está presente na noite de Natal e claro nada melhor que servir um bom panetone acompanhado de um belo vinho.
Em nossa época atual existem diversas variações de receitas e recheios na produção dos panetones ofertados no mercado na altura no Natal, mas o panetone tradicional com frutas cristalizadas, uvas passas e amêndoas é ainda o mais produzido e comercializado em sua pátria italiana e também para muitos lados do mundo. Este tipo de panetone pode ser harmonizado impecavelmente com um belo espumante e dependendo do gosto das pessoas que irão degustar essa iguaria, podemos fazer uma harmonização por similaridade sensorial como por doçura com um espumante a base da casta Moscatel ou até um Prosecco produzido com a Glera pois apresentam geralmente um nível de doçura maior. Também podemos fazer uma harmonização por contraste utilizando também um delicioso espumante Extra Bruto ou um Bruto Nature, onde a doçura do panetone se contrapõe a secura do espumante, formando um delicioso casamento.
Panetones com gotas de chocolates, chamados também de Chocotones no Brasil podem ser perfeitamente harmonizados com um bom vinho do Porto LBV e os panetones recheados generosamente com chocolates fundidos podem fazer um belo pairing com um vinho do Porto Vintage. Há receitas de panetones com sabor de frutas cítricas como laranja, esses podem ser uma pela pedida de companhia para um vinho botritizado, já os com recheio de doce de leite podem harmonizar com um colheita tardia.
Há diversas possibilidades de harmonizações diferentes e o que na verdade pode ser mais determinante é primeiramente o seu gosto pessoal e também o que você pode ter em mãos mais facilmente, o restante é ir desbravando os aromas e sabores que também podem ser encontrados e harmonizados no momento das sobremesas natalinas.
Desejo excelente noite de Natal e Consoada à você leitor. Saúde!
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário