Dados Sobre Brasil e Serra Gaúcha
Segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV,2021), o Brasil possui uma área de vinhedos de 80 633 ha, sendo o 14° maior produtor de vinhos do mundo representando 1,1% da produção global, e está na 13° posição de maior consumidor, com a parcela 1,8% do consumo global de vinhos. O consumo per capta gira em torno de 2,5 litros, o que evidencia o enorme potencial de crescimento deste setor. Grande parte da produção nacional de vinhos se concentra no Estado do Rio Grande do Sul, e dentro da Serra Gaúcha estão localizadas as principais e mais antigas vinícolas do país.
Breve Histórico
A história do vinho produzido na Serra Gaúcha localizada no Sul do Brasil, inicia-se em 1875 com imigrantes italianos, que vinham em maioria da região do Vêneto e Trentino. Instalaram-se sobretudo nas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Monte Belo do Sul, onde iniciaram a atividades agrícolas por subsistência e a viticultura para produção de vinho, alimento já tão tradicional em sua cultura natal.
Terroir Serra Gaúcha
O terroir da Serra Gaúcha localizado no paralelo 29°S, se caracteriza por relevo montanhoso com solos basálticos, argilosos e pedregosos, possibilitando uma boa drenagem. O clima é subtropical úmido com inverno seco e verão temperado, é influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e a amplitude térmica anual elevada, de cerca de 10°C. Apresenta as quatro estações do ano bem marcadas. A região recebe influência também do vale do rio das Antas e do vale Aurora.
Principais Castas
São diversas as castas que estão sendo produzidas na Serra Gaúcha, algumas em pequenos experimentos pontuais de produtores entusiastas e outras já com uma boa densidade de implantação como a Merlot, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Cabernet Franc, Pinot Noir, Chardonnay, Riesling Itálico, Moscatel e Sauvignon Blanc. Uma das castas mais bem adaptadas produzindo vinhos de excelente qualidade e com constância é a Merlot, ao qual muitos especialistas afirmam ser a casta ícone da região. Há outros que consideram o terroir da Serra Gaúcha com maior aptidão aos vinhos espumantes, onde as uvas são vindimadas mais cedo, buscando-se maior acidez dos bagos e não sofrendo as inconstâncias dos períodos mais chuvosos no final do ciclo de maturação. Em 2022 ocorreu a consolidação de um trabalho de décadas com o reconhecimento oficial da única Denominação de Origem de vinhos espumantes do novo mundo, a D.O. Altos de Pinto Bandeira, que brevemente publicarei um artigo específico sobre esse terroir.
Gastronomia da Serra Gaúcha
Além da tradição vitivinícola, os imigrantes italianos também trouxeram pratos típicos da sua cultura e que na atualidade fazem parte da gastronomia da região como sopa de capelete, galeto ao primo canto, polenta, radiche com bacon, saladas e variados tipos de massas. Esses pratos são encontrados nos variados restaurantes da região e harmonizam perfeitamente com os vinhos elaborados na Serra Gaúcha.
Enoturismo na Serra Gaúcha
A região é um polo de turismo do Brasil e que antes da pandemia em 2019 recebeu 500 mil turistas, estes visitam a Serra Gaúcha pela sua beleza natural tão diferente do restante do país assim como pelas mais variadas atrações de enoturismo, que atende aos mais variados estilos de amantes do universo do Mundo de Baco, de pequeninos produtores as grandes empresas vitivinícolas, todos trabalhando em sintonia para elevar a produção vitivinícola do país.
Espero que você leitor tenha gostado destas informações sobre a linda Serra Gaúcha brasileira e que tenha lhe estimulado a conhecer esse pedacinho do continente Brasil. Desejo excelente viagem ao Mundo de Baco através dos vinhos brasileiros e fica o convite à você degustar o terroir da Serra Gaúcha, tenho certeza que você irá se surpreender com os mais variados estilos de vinhos e cheios de qualidades vínicas que já se produz em solo brasileiro.
Saudações Báquicas e Saúde!
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
2 Comentários
Obrigado, pela publicação enriquecedora deste mundo dos vinhos e da sua involvência. Ficamos todos a ganhar
Carlos eu que agradeço ao gentil comentário, sem dúvida o Mundo de Baco nos proporciona uma bela viagem a culturas e histórias … Beijinhos