Inteligente, visionário, com um espírito irreverente e descontraído, o Mister Baga (Eng. Luís Pato) adora fazer careta para posar para fotografias para os apaixonados pelos seus vinhos. Ele é engenheiro químico de formação, faz parte da sexta geração da família que produz vinho em solos argilo calcários e arenosos na região vitivinícola da Bairrada em Portugal. Em sua trajetória de winemaker já se passaram 43 anos, pois começou a fazer seus próprios vinhos a partir do ano de 1980, e de lá para cá tornou-se o bairradino mais conhecido do mundo. Hoje ele possui 60 hectares de vinhas, divididas em 15 parcelas diferentes, e oferece a 30 países em que os seus produtos estão presentes, 30 referências de vinhos diferentes.
1. A Baga
Ele recebeu este carinhoso apelido “Mister Baga” da jornanista britânica e a mais conhecida e influente Master of Wine do mundo, Jancis Robinson . Ela apreciava a maneira com que o Eng. Luís Pato defendia e defende a casta rainha da Bairrada, a Baga.
Luís Pato em gravação ao episódio do BacoCast partilhou que antigamente 90% do encepamento da região da Bairrada era com a casta Baga. Explicou que no seu início de trabalho tinha duas hipóteses, ou se tornava um produtor de vinhos típico no novo mundo, plantando outras variedades, ou preservava a própria tradição da região, a aperfeiçoando e a melhorando em suas qualidades e características, tornando a Baga uma casta de reconhecimento mundial.
O interessante destas partilhas são as evidências que o produtor coloca para a análise do resultado do seu próprio trabalho. Lembra que o vinho melhor pontuado da região da Bairrada é um dos seus vinhos da Quinta do Ribeirinho, safra 2008, produzido em solo arenoso, em pé franco, com a casta Baga, pelo influente Robert Parker .
2. Sua Filosofia
Mister Baga diz que com o tempo tem evoluído e na atualidade não faz mais vinhos como antigamente. Tem uma visão com muito mais maturidade e experiência sobre o mundo dos vinhos, sobre a região da Bairrada e sobre a própria Baga.
Na atualidade dedica-se a dois grupos de perfis de vinhos, um com filosofia minimalista com menos intervenção possível e a outra buscando conservar a tradição “o clássico “, mas aliando práticas alternativas diminuindo o uso de herbicidas nas vinhas e na adega minimizando o uso de sulfitos.
3. O Vinho Branco da Bairrada
Em conversa, o Eng. Luís Pato afirma que a região da Bairrada possui características muito peculiares para produção de grandes vinhos, inclusive para os vinhos brancos, pois expressam-se em qualidade ímpar com excelente acidez, frescura e capacidade de longevidade. A colheita das castas brancas ocorrem antes do período de precipitações inesperadas e indesejadas nesta fase final do ciclo, tornando-as mais estáveis a nível qualitativo, proporcionando excelentes vinhos brancos anualmente.
Um bom exemplo desta sua defesa é um dos seus vinhos, o Luís Pato Branco da safra 1990, um fantástico blend com as castas Bical, Maria Gomes, Cercial e Sercialinho com 11% de álcool. Um vinho que foi degustado neste mês de dezembro de 2023 e que impacta aos amantes de grandes vinhos por apresentar-se ainda com tanta elegância, complexidade em boca e riqueza aromática.
4. Visão do Futuro
Quando perguntado, como o senhor “Mister Baga” vê o futuro para daqui a 10 ou 20 anos para a região da Bairrada? Ele prontamente responde:
“A Bairrada vai ser a região referência mundial em termos de vinhos de altíssima qualidade brancos, espumantes e tintos provindos de Baga com rendimentos baixos.”
– Luís Pato –
Ele acredita e defende esta sua afirmação, devido ver na Bairrada condições ideias para produção de vinhos brancos e espumantes todos os anos. Enfatiza que a Bairrada pode produzir vinhos espumantes datado “vintage” todos os anos, já a região de Champagne não. Defende também que no caso dos vinhos tintos precisam ser vinhos muito valorizados, vinhos “boutique” e únicos, porque os rendimentos precisam ser baixos de duas a três toneladas / hectare, podendo ser uvas oriundas de vinhas velhas ou vinhas com manejo de duas colheitas por safra.
5. Sugestões Para as Festas
Chegando próximo das datas festivas do Natal, o Eng. Luís Pato afirma que estará presente em sua mesa o que é tradicional da época e da região. Na noite da consoada ou ceia de Natal haverá Bacalhau Cozido e para acompanhar essa iguaria portuguesa será servido o seu branco Vinhas Velhas 1990. No almoço de Natal haverá Cabrito Assado de Forno, um vinho tinto Vinha da Barrosa 1997 e vários outros vinhos de diferentes produtores. Ele diz que aproveita a ocasião para provar vinhos diferentes junto da família.
Ele sugere aos Bacolovers que tenham sempre espumantes nesta data, que pode ser para começar, intervalar ou finalizar a refeição e no meio ter vinhos brancos que harmonizem bem com a comida que será servida e também um tinto e no final ter um vinho especial de sobremesa.
E para finalizar Mister Baga deixa uma mensagem de fim de ano desejando Boas Festas a todos e faz referência a uma citação de Carlos Drummond de Andrade “de 31 de dezembro para 01 de janeiro só muda a esperança”. Segundo o Eng. Luís Pato é preciso manter a esperança, manter a parte positiva e celebrar com vinhos espumantes, brancos, tintos ou vinhos de sobremesa de qualquer parte do mundo.
Mensagem da Autora
Espero que você leitor tenha gostado desta partilha Especial de Natal com o Mister Baga, um dos nomes do Mundo de Baco que nos inspira e nos diz muito. Desejo boas festas, saúde e muitos momentos repletos de felicidades ao lado das pessoas que você leitor ama. E que possamos renovar a ESPERANÇA como mencionou o engenheiro em suas palavras, a esperança de um ano novo melhor, mais justo e com mais respeito ao próximo.
Saudações Báquicas !
_________________________________________________________________________________________
Ouça na íntegra toda a conversa com o Eng. Luís Pato, o Mister Baga, clicando no link abaixo do Episódio do BacoCast.
https://open.spotify.com/episode/2fNqItOpwJNPIqTx76jRz8?si=44730cc2bc174c9c
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
2 Comentários
Obrigado Dayane por mais uma bela reportagem e texto, continue nos brindando com boas reportagens. Que Deus nos abençoe e também o vinho.
Obrigado Silvio Luiz pelo gentil feedback, Feliz Ano Novo !