O repouso vegetativo também é conhecido como a fase da dormência, onde a videira literalmente adormece. Isso acontece quando as temperaturas caem e o tempo fica mais frio. No Hemisfério Norte acontece dos meses de dezembro a março e no Hemisfério Sul dos meses de julho a setembro.
Os pâmpanos apresentam-se completamente lenhosos e passam a serem chamados de varas ou sarmentos. Neste momento os produtores efetuam a poda de inverno. As folhas já caíram todas na fase anterior e a planta passa a armazenar nutrientes (os carboidratos) em suas raízes, que serão usados quando ela despertar na primavera.
Esta época fria tem uma importante função em ajudar a eliminar parasitas ou pragas dos vinhedos. Mas há também alguns riscos inerentes as condições climáticas mais extremas, onde em climas continentais podem matar os gomos e até mesmo a própria videira.
Para evitar isso, em áreas de vinhedos nos terroirs onde há este risco, produtores e técnicos tentam minimizar o problema de diversas formas como empilhando terra em volta da videira, e até protegendo individualmente os troncos ou madeira velha com acessórios adaptados para isso como as imagens abaixam mostram.
Após tudo preparado, agora é aguardar a próxima fase do ciclo quando as temperaturas voltarem a subir novamente nos vinhedos, enquanto isso os trabalhos continuam a todo o vapor dentro da adega …
Desejo excelentes descobertas neste mundo magnífico e rico em conhecimentos, o Mundo de Baco.
Boas provas e saúde!!!
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
Deixe um Comentário