A pedra ametista é considerada a pedra de Baco, e para você que ainda não esta familiarizado, Baco era o deus do vinho para os romanos, ele também recebia o nome de Dionisio . A sua história mitológica romana tem inúmeros episódios. Vou te contar um que é bem interessante sobre a pedra preciosa ametista e o deus do Vinho.
Baco costumava cortejar diversas criaturas por onde passava e, certo dia, ele se envolveu com uma ninfa chamada Amethysta. Contudo, para evitar que essa relação fosse levada adiante e para protejer a ninfa, Diana a deusa da caça transformou-a em uma pedra preciosa brilhante, que conhecemos hoje como Ametista.
O deus então recolheu o belo cristal e o mergulhou em vinho, o que deu a cor tão característica da pedra. Em outras lendas, conta-se que a ametista é capaz de transformar a água em vinho.
Outra curiosidade sobre a ametista é a respeito da etimologia da palavra. Afinal, o termo deriva do grego amethystós, ou seja, é formada por “a”, que tem um significado de negação, e “methystós”, que vem do verbo “intoxicar” e se assemelha a methys, “vinho”. Muitos dizem que essa ligação deve-se a Baco e que a pedra tem o poder de impedir a embriaguez.
Por toda essa relação mitológica com o vinho é que muitos enófilos consideram a ametista como uma espécie de amuleto. Então, se por acaso encontrar com um grande amante de vinho carregando essa pedra preciosa, já sabe de onde vem a história, que é bem interessante e mística, diga-se de passagem.
Na dúvida sobre mitos e verdades eu já carrego a minha, e você já possui sua Ametista de amuleto ?
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
3 Comentários
Parabéns pela matéria a mitologia grega é muito atual até nos dias atuais. E falando em Ametista vc conhece essa cidade no RS….caso não fica a dica.
Olá Alberto, agradeço ao seu gentil comentário. Sim já ouvi falar, mas não conheço pessoalmente a cidade de Ametista do Sul, assim que possível irei conhecer.
Consta que há mais de cinco mil anos já se cultivava vinhas e produzia-se vinhos no Egito antigo..Milênios após, os gregos pródigos em elaborar mitologias, é uma delas, refere-se a Baco(Dionísio), a quem se atribuía os efeitos afrodisíacos do vinho