O Brasil já há décadas se consagrou como grande produtor de vinhos espumantes de qualidade superior, e esse mérito alcançado tem grande parte o próprio terroir da Serra Gaúcha localizada no estado do Rio Grande do Sul, mas sobretudo ao conjunto de muitos esforços de trabalhos desde a vinha até as adegas de grandes profissionais técnicos e produtores comprometidos em fazer o melhor. Estima-se que o consumo de vinhos espumantes no país gire em torno de 20 milhões de litros/ano, sendo 70% destes produzidos dentro do próprio país.
Em outubro de 2022 o país recebeu o reconhecimento oficial com a concessão da primeira e única Denominação de Origem para vinhos espumantes do novo mundo, a D.O. Altos de Pinto Bandeira, publicada na edição de número 2.708 da Revista da Propriedade Industrial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão do Governo Federal Brasileiro. A seguir partilho as características do terroir muito peculiar, uma descrição do trabalho realizado para alcançar esse objetivo, e detalhes dos espumantes produzidos nesta região tão distinta da Serra Gaúcha.
A área que abrange a Denominação de Origem dos Altos de Pinto Bandeira é de 65 km² de área contínua, passando por três municípios como destaque para Pinto Bandeira que possui a maior área com 76,6%, seguindo Farroupilha com 19% e Bento Gonçalves com 4,4%.
Esse território encontra-se em relevo com terrenos ondulados e montanhosos em altitudes que variam de 520 m a 770 m acima do nível do mar. O clima é subtropical úmido com inverno seco e verão temperado, é influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média de 18°C e a amplitude térmica anual elevada, de cerca de 10°C. Os solos em predominância são basálticos, argilosos e pedregosos, possibilitando uma boa drenagem.
O início dos trabalhos se deram há mais de 20 anos com os esforços para a Indicação Protegida de Pinto Bandeira, seguida na última década pelo foco de ser alcançado a Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira. Quatro bravos produtores (Família Geisse, Don Giovanni, Valmarino e Aurora) juntaram forças para alinhar os seus trabalhos em prol de uma conquista não só ao estado do Rio Grande do Sul , mas sim a todo o país, colocando-o de fato na rota vínica mundial, agora chancelado pela única D.O. de espumantes do novo mundo. Isso tudo com o apoio e trabalho dos técnicos da Embrapa , da Universidade de Caxias do Sul e do Sebrae.
O conjunto de todos os esforços foi criar também uma espécie de “espelho ou norte” aos demais produtores que tenham interesse em produzir vinhos espumantes com um padrão de qualidade superior, obtendo os resultados já através das experiências destes pioneiros que não mediram esforços entre erros e acertos para chegarem ao estabelecimento de todas as regras que tinham sentido a nível de terroir e de valorização dos seus produtos premium.
“A Denominação de Origem Altos de Pinto Bandeira, vem para respaldar um terroir abençoado para espumantes premium e marcar história no mundo dos vinhos.”
– Daniel Geisse –
Presidente da D.O. Altos de Pinto Bandeira
Dentre as regras da D.O. Altos de Pinto Bandeira na parte da viticultura é exigido um controle de densidade de produção de até 10.000kg/ha, o sistema de cultivo ser exclusivo em espaldeira, observando que a maior parte da produção de uva na Serra Gaúcha se concentra em uma herança dos antigos em sistema de latada ao qual não é permitido na D.O. , as únicas cepas que podem ser cultivadas são a Chardonnay, Pinot Noir e a Riesling Itálico, sendo esta última só poder entrar no máximo 10% do blend. Quanto a parte da vinificação, o rendimento de prensagem é de no máximo 60% extraindo só o Cuvée de cachos inteiros, o método exigido de vinificação é o tradicional/clássico, com segunda fermentação com o tempo mínimo em autólise (estágio em contato com as borras) de 12 meses.
Classificação dos Espumantes do Brasil
Quanto ao teor de açúcar (gramas/litro)*
Nature: menos de 3 g/L
Extra-Brut: a partir de 3,1 a 8 g/L
Brut: a partir de 8,1 a 15 g/L
Seco ou Dry: a partir de 15,1 a 20 g/L
Demi-Sec: a partir de 20,1 a 60 g/L
Doce: a partir de 60,1 g/L
A trajetória dos vinhos espumantes premium da D.O. Altos de Pinto Bandeira seguem uma longa estrada das vinhas até o momento do consumo, são vinhos especiais chancelados sobre regras rígidas que os categorizam como vinhos com garantia. Bebidas versáteis, elegantes, com excelente e balanceada estrutura e que preservam frescura mesmo com longo tempo de guarda. Harmonizam com inúmeros pratos gastronômicos os tornando sempre uma boa escolha. Deixo um convite à você para degustar os vinhos da HISTÓRICA e ÚNICA Denominação de Origem de vinhos espumantes do novo mundo, a D.O. Atos de Pinto Bandeira, tenho certeza que você querido leitor irá se surpreender.
Saudações báquicas e saúde!
https://www.facebook.com/MundodosVinhosporDayaneCasal/
https://www.instagram.com/dayanecasal
https://www.twitter.com/dayanecasal
2 Comentários
E a lição continua…
Com a minha admiração e o meu enriquecimento cultural, saúdo, felicito e agradeço, à Dayane, o trabalho e a oportunidade.
Parabéns
A. Celestino Almeida
Agradeço ao gentil comentário, sem dúvida um enorme prazer partilhar esse assunto que envolve o meu país no universo do Mundo dos Vinhos.