Cave Geisse – Os Perlages de Ouro do Brasil

Foi no ano de 1979 que a história dos espumantes extraordinários do Brasil começou a ser escrita pelo patriarca da Família Geisse. Mário Geisse é chileno, agrônomo, enólogo, pesquisador e um verdadeiro visionário, trilhou desde então as linhas que elevaram os espumantes brasileiros de alta qualidade aos quatro cantos do mundo, agradando aos mais importantes críticos vínicos da atualidade como a jornalista inglesa Master of Wine Jancis Robinson.

Para obter esses fantásticos vinhos ele uniu as características geológicas e climáticas do terroir de Pinto Bandeira (RS), escolheu as melhores castas que se adaptaram na região e imprimiu o seu próprio DNA e enorme know-how de Grande Mestre do cultivo das uvas e da produção dos vinhos. O resultado não poderia ser diferente, encher de orgulho a nossa pátria Brasil, produzindo espumantes que encantam ao mundo sobretudo pela sua excepcional qualidade.

Mário Geisse diz que não há nenhum segredo que não seja o próprio Terroir aliado a uma Agricultura Sustentável que respeite a natureza, e resume informando que a Família Geisse tem em sua filosofia, produzir produtos de altíssima qualidade com relação preço qualidade imbatível.

Dentre as boas práticas na viticultura, a Família Geisse utiliza o TPC, que é um equipamento que gera um ar quente de 120 ºC a uma velocidade de 150km/h, estimulando mais fitoalexinas , que gera consequentemente um aumento na “imunidade e defesa dos vinhedos” e uma economia de 20 mil litros de água potável por hectare. Também utilizam a Capina Térmica que substitui o uso de herbicidas.

Sem dúvida muita estrada foi percorrida para se atingir tal elevado patamar de qualidade em seus espumantes, desde os primeiros vinhedos plantados em espaldeiras na região, marco de inovação para época e que trouxe uma grande melhoria a viticultura do Brasil. Hoje a propriedade de Pinto Bandeira possui 40 hectares plantados com as castas Chardonnay e Pinot Noir, e Mário Geisse possui ao seu lado um verdadeiro Time de Ouro de grandes profissionais que contribuem diariamente com todo o funcionamento da empresa dentro e fora do país.

O espumante Cave Geisse 1979 homenageia os 40 anos da vinícola, a garrafa é uma releitura dos primeiros rótulos da empresa com um corte de 70% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir, é um espumante com 10 anos de guarda e só foi produzido em garrafa magnum. É um magnífico vinho que apresenta muita complexidade, bastante cremosidade e é um belo exemplar do mais alto nível de capacidade de produção e de sofisticação de grandes espumantes mundiais, sendo este produzido em solo brasileiro.

São muitos os tipos de espumantes produzidos pela Família Geisse , Blanc de Blanc, Blanc de Noir, Extra Brut, a linha Cave Amadeu e vale salientar que todos são produzidos pelo método tradicional. Escolher um só como queridinho é muito difícil, pois cada um tem seus detalhes esmerados pelos seus idealizadores e que deixam a nós enófilos extasiados de tanto prazer.

Mas gostaria de mencionar um espumante da Família Geisse que pra mim foi inesquecível a prova, o Cave Geisse 2002 degustado após 16 anos de autólise, essa prova especial partilhei da companhia dos grandes produtores, enólogos e profissionais do vinho da região da Bairrada em Portugal, no Palácio da Curia, na capital do espumante Português, na cidade de Anadia. Foi uma das melhores experiências em degustação vínica de espumantes de longa guarda que já pude vivenciar, e todos também se renderam a tanta qualidade servido nas taças de cada um dos degustadores.

Não tenho nenhuma dúvida que a Família Geisse já escreveu uma admirável história para as próximas gerações da viticultura e enologia brasileira e sorte temos nós enófilos, que estamos tendo a oportunidade de degustar os Perlages de Ouro do Brasil, resultado desse magnífico trabalho.
Desejo a você leitor, que possas desfrutar cada taça desses sensacionais espumantes em qualquer momento da sua vida, sempre com muita saúde e ao lado de quem você ama.
Que nunca lhe falte motivos para brindar, Feliz Ano Novo!!!

*********************************************************************************************************

📩 dayanecasal@bacozon.com
📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3
📲 https://www.instagram.com/dayanecasal
📲https://www.twitter.com/dayanecasal 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s