Harmonizando Perú e Chester na Ceia do Natal

Nas vésperas do Natal, data que marca a comemoração do nascimento do menino Jesus para os cristãos, é chegada a hora de definir quais serão os pratos servidos na ceia do Natal. Certamente há um que não pode ficar de fora da ceia de Natal dos brasileiros, que é o Perú ou o Chester Assado. Essas aves sempre brilham e são destaques na mesa. É tradicional serem servidos em belos pratos decorados com muitas frutas, castanhas e legumes.

Geralmente o preparo começa dias antes da noite de Natal. O Perú ou o Chester são colocados para marinar sob um vinha d’alho com alho, cebola, pimenta, ervas e vinho branco. Essa carne marinada vai ganhando sabores e aromas magníficos durante dias e no dia da ceia é levado ao forno para Assar.

Uma dúvida constante das pessoas é qual o melhor vinho para harmonizar com essas deliciosas iguarias natalinas. Primeiramente vamos analisar a essência destes pratos servido nos lares brasileiros nessa época. Tanto o Perú como o Chester são carnes brancas, leves, elegantes e extremamente versáteis em termos de harmonização.

Uma boa dica para essa harmonia entre o alimento e o vinho é fazer um pairing por analogia, ou seja, se o ingrediente principal que no caso é o Perú ou Chester é leve e delicado, devemos pensar em vinhos que tenham essas mesmas características podendo ser vinhos tintos leves com as castas Pinot Noir, Gamat ou Merlot. Outra opção para essa harmonização de carnes brancas é fazê-la por associação pelas cores, essas predispõem a associação de sabores, para isso podemos pensar em brancos com as castas Sauvignon Blanc, Arinto ou Encruzado.

Uma outra deliciosa opção para harmonizar com o Perú ou Chester é servir um espumante cheio de requinte, uma magnifica dica para duplamente harmonizar e refrescar as noites quentes de Natal nos lares brasileiros. Sugiro espumantes de qualidade produzidos pelo método tradicional, podendo ser da Bairrada, os italianos Franciacortas ou os deslumbrantes espumantes brasileiros de Pinto Bandeira ou do Vale dos Vinhedos.

Espero que a sua experiência em aguçar suas papilas gustativas seja esplendida com o Perú ou o Chester, e que você possa saborear cada minuto da sua noite de Natal na companhia da sua família, amigos e deles, os VINHOS !!!

SAÚDE E FELIZ NATAL !!!

*********************************************************************************************************

📩 dayanecasal@bacozon.com

📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3

📲 https://www.instagram.com/dayanecasal

📲https://www.twitter.com/dayanecasal 

*********************************************************************************************************

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s