A Impactante Paisagem da Ilha do Pico, um Terroir de Vinhos Vulcânicos

A ilha do Pico se localizada no meio do Oceano Atlântico no arquipélago dos Açores, que é composto por 9 ilhas. É um terroir icônico para o mundo dos vinhos devido sua história e a sua singularidade, e produz vinhos de aromas e sabores únicos. A paisagem da ilha do Pico foi classificada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO (2004), e está preservada até os dias de hoje na sua própria identidade sobre a cultura vínica.

Dados históricos indicam que as primeiras povoações da ilha data o Séc. XV e que as primeiras vinhas foram plantadas pelo Frei Pedro Gigante, que foi o primeiro Pároco da primeira comunidade dessas terras.

A paisagem é impactante, mas mais impactante é conhecer os detalhes de como na época se conseguiu plantar vinhas nesse local tão inóspito. Sobre um manto de um verdadeiro platô de basalto formado por “larvas vulcânicas”enrijecidas, foram implantadas videiras em buracos que segundo relatos de povos locais, contam-nos que por vezes se levava até 7 dias para conseguir perfurar apenas um buraco com ferramentas rudimentares para implantar apenas um pé de videira. Já a terra era trazida de ilhas vizinhas e colocadas nesses furos feitos na larva para poder nutrir a planta.

Está nesse local e tentar se transportar através do tempo observando os detalhes desse lugar me gerou muita emoção, sem dúvida muito trabalho árduo da mão humana teve que ser feito e que é mantido até os dias de hoje. As videiras são protegidas por currais, que são uma espécie de muros de pedras que tem o objetivo de proteger dos fortes ventos, da enorme quantidade de salitos devido está a beira mar e também absorver o calor do sol de dia e liberar a noite para contribuir para uma melhor maturação fenólica dos cachos de uva.

Vinhos elaborados com as suas principais castas tradicionais como a Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez dos Açores se caracterizam pelo frescor, mineralidade e até um leve toque salgado. Mas alguns produtores tem feito experimentos com outras castas e que tem levado a produção de vinhos diferentes.

Uma curiosidade na ilha do Pico é um Wine Bar na beira do Mar chamado Cella Bar, com um interessante formato e aproveitamento de espaços e que ganhou um prêmio de arquitetura 2016. Além de podermos admirar a paisagem linda a beira mar e a obra arquitetônica humana, também podemos degustar e comprar inúmeros rótulos de vinhos de produção da própria ilha.

A melhor imagem da ilha do Pico sem dúvida é a vista a partir da ilha em frente, da ilha da Horta. O Pico é deslumbrante e que leva a inúmeras pessoas lá com objetivos diversos, uns para subirem seu topo com 2.351 metros, onde cravam um desafio de vencer a montanha que por vezes assusta devido tanta inconstância climática, já uma enófila apaixonada como eu, simplesmente o que me levou lá foi o desejo de sentir o impacto dessa paisagem tão deslumbrante que pertence ao Mundo dos Vinhos.

É difícil tentar colocar em palavras um sentimento tão complexo, afinal não sou jornalista e sim só uma enófila apaixonada, mas relatar minhas experiencias com o Mundo dos Vinhos me trás muita satisfação e alegria, sobretudo por está tentando transmitir cultura e por fomentar a cultura vínica.

📩 dayanecasal@bacozon.com
📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3
📲 https://www.instagram.com/dayanecasal

#bacozon #mundodosvinhos #mundodosvinhosbydayanecasal #dayanecasal #culturavinica #culturavinicanaamazonia #ilhadopico #ilhasdosaçores #vinhosvulcanicos #açores #pico #vinhosdelarvas #tastemotion #portugal #enotrip #enoturismo  

3 respostas para ‘A Impactante Paisagem da Ilha do Pico, um Terroir de Vinhos Vulcânicos

  1. Boa tarde ,a bacozom além de vender vários tipos de vinho,mostrar um pouco da cultura de cada lugar.Que lugar lindo só de vê transmitir paz ,tranquilidade e claro degustando um belo vinho ficar ainda melhor!

    Curtir

  2. Boa tarde ,a bacozom além de vender vários tipos de vinho,mostrar um pouco da cultura de cada lugar.Que lugar lindo só de vê transmitir paz ,tranquilidade e claro degustando um belo vinho ficar ainda melhor!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s