A Fascinante Rioja Alavesa

Este surpreendente território no norte da Espanha situa-se entre a Serra da Cantabria e o rio Ebro, possui 15 municípios e cerca de apenas 12.000 habitantes. A comarca de Rioja Alavesa apresenta inúmeras paisagens repletas de monumentos pré-históricos, pequenos povoados medievais em sua maioria localizados em colinas e com muralhas, possui uma vastas região plantadas de vinhas e muitas bodegas com diferentes características.


Esta minha incrível viagem para à Rioja Alavesa – Laguardia ( Espanha) começou a ser desenhada após uma prova de vinhos espanhóis e biodinâmicos em Düsseldorf na Alemanha, onde o amigo Maouri Perez me apresentou ao produtor e enólogo Saúl Gil Berzal, que me fez provar seus vinhos no mesmo momento. Durante a prova o encanto foi aumentado a cada rótulo que eu degustava, o produtor gentilmente ia me fornecendo minuciosas informações sobre a produção daqueles surpreendentes vinhos. Bem, o resultado foi que em uma semana eu estava lá na surpreendente e abençoada Laguardia, na Rioja Alavesa.

A Rioja é sem dúvida a mais destacada região vitivinícola da Espanha, possuir o título de mais antiga denominação da Espanha (1925). Essa região também obteve o primeiro título em 1991 de Denominación de Origen Calificada D.O.Ca. ou  D.O.Q. A região demarcada é subdividida em três: Rioja Alta, Rioja Baja e Rioja Alavesa. Essas áreas possuem diversas diferenças em seus terroir, com enorme variedade de climas , composição geológica do solo e outros detalhes da produção.

A Rioja Alavesa é a menor área da região de Rioja, mas apresenta fantásticas particularidades que possibilitam a produção de vinhos muito especiais. Ao norte apresenta a Serra Cantabria que serve como uma verdadeira barreira física contra os fortes ventos do norte. Está em uma localização privilegiada por está em uma transição de climas de influência atlântica (mais fresco) e mediterrânea (mais sol), seu solo é argilo-calcário com muitas pedras com carbonato de cálcio.

A família Gil Berzal produz vinho já de longo tempo, o Sr. José Luis Gil fundou a vinícola com sua esposa, Sra. Gloria Berzal. Atualmente, os seus filhos Saúl e Benjamin dedicam-se a bodega Gil Berzal seguindo a tradição da família e tem com isso introduzido inovadores projetos para a vinícola, como produzir os vinhos com as praticas ecológicas e biodinâmica.

A prática da agricultura biodinâmica norteia-se nas relações harmônicas entre os elementos que compõem a produção, buscando um equilíbrio entre o solo, as plantas, os animais, o ser humano e o cosmo (os climas diferentes nas estações do ano), pois essas circustância atuam diretamente no ciclo de vida do terroir. Com isso, buscar um equilíbrio vai de encontro ao não uso de pesticidas e até fertilizantes industrializados, assegurando como objetivo a saúde do vinhedo, e concomitante a do ser humano.

O resultado da ação das práticas biodinâmicas durante todo o processo de produção aliado as características do terroir são expressas nos próprios vinhos cheios de caráter e personalidade. São vinhos com acidez pronunciada, com muita fruta presente e mineralidade. Os vinhos do produtor Gil Berzal são em maioria produzidos com as castas tintas Tempranillo, Garnacha , e as brancas são produzidos com a Viúva entre outras.

Visitar essa região também é fazer uma viagem a historia e um verdadeiro banho de cultura através existência de inúmeros monumentos da pré-história, locais interessantes e inúmeras bodegas de diversos estilos.

Em síntese há muita autenticidade na expressão da história , do longo tempo e do fantástico terroir da Rioja Alavesa e o produtor Gil Berzal está de parabéns por estar produzido vinhos que deixam uma enófilas como eu maravilhada.

……………………………………………………………………………………………………………………………….

 📩 dayanecasal@bacozon.com

📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3

📲 https://www.instagram.com/dayanecasal

……………………………………………………………………………………………………………………………….

4 respostas para ‘A Fascinante Rioja Alavesa

    1. Silvia realmente é fascinante esse terroir. E o mais interessante é poder ver em loco a ação da Serra da Cantabria como protetora. Fica o convite de ir visitar quando possível a região e também a Bodega Gil Berzal. Um grande abraço! 🤗

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s