O Diamante Vínico de Garibaldi

Compartilhar minhas experiências e vivencias vínicas realmente é algo que faço com muito prazer. Neste post compartilho uma das experiência mais emocionantes que vivi como Wine Hunter neste ano. Dentro do Brasil, no estado do Rio Grande de Sul, no município de Garibaldi existe um brilhante vínico de valor imensurável e o nome dele é Sr.Orgalindo Bet, um Wine Maker fantástico que tive a honra em conhecer.

Em visita a região Sul do Brasil, um grande amigo enólogo e produtor Anderson De Césaro guardava uma surpresa pra mim, afinal ele conhece bem a minha paixão por vinhos de qualidade superior e resolveu me presentear me levando para vivenciar algo simplesmente inesquecível em minha vida. Fui levada até o município de Garibaldi (RS), onde localiza-se a propriedade Orgalindo Bettú Vinhos Nobres e lá consegui perceber o que de fato podemos chamar de amor pelo Mundo dos Vinhos.

Dono de um currículo acadêmico extenso e invejável na enologia, e ao mesmo tempo de uma enorme simplicidade que encanta aos olhos, o Sr.Orgalindo Bettú nos recebeu ao lado de sua esposa e companheira Dona Fátima Bettú com muita simpatia e um grande sorriso no rosto. Mas eu não sabia que estava em frente de um casal que mexeria profundamente com as minhas emoções ao degustar algumas das suas obras de arte.

Fomos chamados a adentrar uma linda sala de provas onde a riqueza de detalhes encantava meus olhos com uma decoração simples, mas de extremo bom gosto com madeiras de barricas nas paredes, algumas ainda até cravadas com cristais de ácido tartárico precipitado, uma mesa em madeira belíssima já com taças a nossa espera e lindas arandelas nas paredes com desenhos de folhas de parreiras. Um verdadeiro santuário para degustação de vinhos.

Sr.Eduardo Bassetti e Sr.Orgalindo Bettú

Fomos convidados a sentar pela Dona Fátima e logo começamos a ouvir o Sr.Orgalindo Bettú com uma voz branda, suave e serena um agradecimento pela nossa presença e uma explicação do que eles estavam desenvolvendo em sua propriedade.

Depois de trabalhar por décadas para grandes produtores de vinhos brasileiros e até de ser a referência profissional na produção dos grandes vinhos em São Joaquim (SC), resolveu dedicar-se integralmente a sua vida a sua própria propriedade, cerca de 1/2 ha e ao lado da sua amada Dona Fátima produzindo vinhos que tivessem sobretudo o seu próprio DNA, com a participação das características marcadas do terroir, mas com o seu próprio Know-how profissional, explícito em suas obras de arte.

Acompanhei atentamente o serviço do primeiro vinho a ser degustado e mal eu sabia que esse seria o vinho que me arrancaria lágrimas de emoção pela sua qualidade impecável e por saber que foi produzido em minha pátria BRASIL. Observei com atenção ao bailado que estava sendo realizado passando um pouco de vinho em cada taça que seria servida aos presentes, fui visualizando isso taça a taça e ao observa-lo, analisava a cor do vinho que já me chamava muito atenção pelo seu dourado radiante. O vinho a ser servido logo de início chama-se Dona Fátima , homenagem do Sr.Bettú a sua amada, que ao seu lado trabalha dia após dia para produzirem vinhos com qualidade ímpar.

O vinho Dona Fátima é um néctar singular, é um 100% Chardonnay 2012, que foi engarrafado em 2014 e que após passados 5 anos de engarrafamento estava simplesmente fantástico, fascinante, mágico, esplêndido e encantador. Passou estágio em barrica de carvalho francês nova de grão fino da floresta de Vosges.

Dono de uma riqueza de aromas e sabores que deixa qualquer enófilo encantado tentando buscar em suas memórias tanta informação em um vinho só. Após eu sentir seus aromas e sabores foi difícil conter a emoção, olhei para meu amigo que estava sentado ao meu lado e o disse tentando resumir o que estava sentindo “o vinho está magnífico”. Um a um todos começaram a expressar a enorme satisfação em poder está ali num momento tão especial degustando uma preciosidade brasileira.

Alto nível de prova com diversos profissionais do Mundo dos Vinhos do Brasil

A prova seguiu degustando vários rótulos maravilhosos e após seguimos para dar uma volta às vinhas, o casal foi nos apresentando as castas que cultivam, contando detalhes de parte de suas experiências naquele terroir tão único em suas especificidades. Rico em detalhes altamente técnicos e em natureza sem igual. Observei a magnitude do cultivo da Chardonnay cravada em meios a grandes pedras, e que delas se faz o vinho que tanto havia me emocionado, o vinho Dona Fátima.

Dessa experiência tirei inúmeras lições. Primeiro a força do amor e de uma paixão ao fazer o que verdadeiramente se deseja fazer. Segundo nunca subestimar a capacidade produtiva de um terroir e da fantástica ação da mão humana. O Sr.Bettú sem dúvida é um verdadeiro mago na produção dos grandes vinhos do Brasil e merece todo o meu respeito e aplausos. O vinho Dona Fátima é uma joia vínica do Brasil e a Dona Fátima é o verdadeiro brilhante do Sr.Bettú !!!

Parabéns ao casal Sr.Orgalindo Bettú e Dona Fátima Bettú pelo seu belo trabalho no terroir de Garibaldi , é simplesmente sensacional o resultado !!!

……………………………………………………………………………………………………………………………….

 📩  dayanecasal@bacozon.com

📲 https://www.facebook.com/dayane.casal.3

📲 https://www.instagram.com/dayanecasal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s