Enoturismo é um Verdadeiro Mergulho em Culturas

O enoturismo é um  setor do turismo que está em alto crescimento em diversos países , isso claro deve-se ao fascínio que o mundo dos vinhos desperta nas pessoas que amam esta bebida e também devido ao alto crescimento do consumo mundial de vinhos .

Esse segmento de turismo se norteia em criar viagens com uma experiência de valor único, motivadas sempre pela apreciação das cores, dos sabores, dos aromas, das tradições, dos povos e da cultura dos locais onde acontecem a produção de vinhos, de modo também a entender todas as fases de elaboração desta bebida. Enfim é envolver o visitante em um verdadeiro mergulho em culturas e nos detalhes da bebida do Baco

O crescimento desse setor trás consigo inúmeras vantagens a quem recebe esses turistas, que em sua grande parte são enófilos apaixonados por vinhos, gastronomia, cultura e que adoram interagir com os povos locais.

São diversos segmentos envolvidos que também são fomentados com a grande bandeira do enoturismo, há um grande incremento em ocupações dos hotéis, visitas aos mais diversos restaurantes típicos, pontos de entretenimento e lazer diversificados, venda artesanatos e souvenirs e um aumento nas vendas de todo o comércio local de maneira geral.

E em pensar que tudo começa no cultivo milenar de videiras pelo homem que acompanha a humanidade desde seus primórdios gerando até os dias de hoje uma enorme importância histórica, sócio-econômica e cultural.

Segundo um artigo publicado por ( Cristina Barroco Novais e Joaquim Antunes), baseado em um estudo amplo neste setor, as vantagens para as comunidades que recebem esses turistas são :

  •  Aumento do número de visitantes e os seus gastos em compras;
  •  Atração de visitantes novos e repetentes;
  • Desenvolvimento de uma imagem de destino única e positiva;
  • Atração de pessoas a zonas não centrais;
  • Ultrapassar problemas de sazonalidade pelo fato do processo de viticultura se repartir por todo o ano;
  • Atração de novos investimentos;
  • Criação de emprego;
  • Criação de eventos para residentes e visitantes;
  • Desenvolvimento de novas infra-estruturas e serviços para residentes e visitantes;
  • Promoção da consciencialização do público para a preservação do património, ambiental e cultural;
  • Efeito multiplicador na economia local (ex: restaurantes) e revitalização de atividades econômicas tradicionais (ex: agricultura, artesanato, …).

Existem inúmeros destinos envolvendo o enoturismo no mundo e as viagens dividem-se em diversos patamares de experiências. Algumas para iniciantes nos vinhos, já há outras viagens que são elaboradas em cada detalhe para proporcionar experiencias valiosas para quem a faz, com uma verdadeira imersão ao mundo dos vinhos.

O Brasil hoje possui inúmeros destinos, destaco o Vale dos Vinhedos no estado do Rio Grande do Sul, o município de Pinto Bandeira também na Serra Gaúcha, onde está localizada a Cave Geisse, vinícola com excelente estrutura para que os visitantes possam desfrutar da riqueza da produção de espumantes de magnifica qualidade. Também cito a região da Serra Catarinense, o município de São Joaquim têm se destacado a cada ano produzindo vinhos de qualidade excepcionais, como os vinhos fabulosos produzidos pela vinícola Villaggio Bassetti .

Na América latina ainda destaco importantes países produtores e que já possuem diversas rotas de enoturismo como Chile nos seus inúmeros terroirs, destaco o Vale de Colchagua, onde são produzidos os vinhos Mário Geisse, na Argentina com a belíssima região de Mendonça , no Uruguai se deliciar com a pujança dos potentes Tannat e os vinhos de altitude da Bolívia.

Na América do Norte, nos Estados Unidos, na região do estado da California realmente é a rota mais conhecida com o Vale do Napa e a região de Sonoma . Já no Canadá, em Niagara-on-the-Lake é sensacional poder conhecer os encantos dos Ice Wines.

Na Europa as rotas com enoturismo estão para todos os lados, os principais países vinhateiros se destacam com um alicerce com grandes investimentos que fomentam essa importante parcela em suas próprias economias.

Italia, França, Espanha e Alemanha ficaram classificados no ranking mundial, segundo (OIV -2018) como países que mais produziram vinhos. São países ricos em diversos terroirs e produzem vinhos magníficos e de grande distinção entre um e outro local. Os países do leste também tem produzido alguns vinhos que vem se destacando a nível mundial como a Eslovênia, Austria, Hungria, Croácia e na península dos Balcãs como a Macedônia.

Abro um parêntese para falar da pátria Portuguesa, de pequena área territorial , mas de uma grandeza de quantidades e tipos de terroirs vitivinícolas, de Norte ao Sul do país, muita riqueza em história, cultura, patrimônios, aromas e sabores. Destaco as regiões em que o enoturismo está mais presente e mais alicerçado como o Alentejo, o Vale do Douro, a região dos Vinhos Verdes, o Dão e a minha Bairrada que já possui rotas com qualidade, oferecendo diversidade aos enoturistas de se aventurarem a verdadeiras e deliciosas descobertas. 

Aos leitores fica aqui uma dica, quando houver oportunidade de fazer uma viagem enoturística, não deixem de abrir os olhos da alma , o espírito do coração e aguçar todos os seus sentidos para novas descobertas, novos aprendizados, novas culturas , novas histórias, novos aromas, novos sabores e uma enorme riqueza de cores que fazem da nossa vida de enófilos apaixonados bem mais colorida e sobretudo bem mais diversificada culturalmente.

Fontes:
*O contributo do Enoturismo para o desenvolvimento regional: o caso das Rotas dos Vinhos ( Cristina Barroco Novais e Joaquim Antunes ), 2009. *Organização Internacional da Vinha e do Vinho ( OIV) , 2018.

6 comentários sobre “Enoturismo é um Verdadeiro Mergulho em Culturas

    1. Olá Micaella, Portugal realmente é um dos destinos mais fabulosos para se viajar , visando o Enoturismo. Em breve teremos uma grande novidade sobre isso também. Um grande abraço !

      Curtir

  1. Temos variadas opções de turismo nacionais e internacionais, entretanto as Rotas Vinilicas supera na minha opinião as demais. O fato de você conhecer na intimidade as comunidades vinícolas e interagir com as pessoas e degustar ali as variedades de Néctares no seu berço e sua culinária é muito Prazeroso . Que essa novidade anunciada seja o que estou pensando.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Sim Elayne podemos dizer que melhora muito nossa qualidade de vida por inúmeros aspectos, a começar degustando diariamente 01 taça de vinho junto a refeição . Um grande beijinho !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s