ProWein 2019 – Düsseldorf

A ProWein é a maior feira internacional de vinhos do mundo, esse grande evento ocorre por três dias no Messe Düsseldorf , local construído para abrigar eventos dessa magnitude, fica as margens do rio Reno na cidade de Düsseldorf na Alemanha.

A primeira ProWein ocorreu em 1994 e este ano de 2019 a ProWein está completando 25 anos de edições consecutivas prometendo superar todos os seus recordes. Na ultima edição a qual também estive presente (2018), participaram 6.870 expositores de 64 países diferentes , visitaram a feira por volta 60.000 pessoas, e vale salientar que essa feira não é destinada para amadores e nem somente apreciadores de vinhos, se destina exclusivamente a profissionais da área e os que não são envolvidos no mundo dos vinhos mesmo, nem conseguem acessar. Isso já evidencia bem o nível das pessoas que visitam a ProWein e do profissionalismo dos negócios a que ela se destina, são inúmeras reuniões de negócios espalhadas pra todo o lado.

Circulando por três dias entre tantos stands o visitante consegue ter uma real idéia do gigantismo desse mercado vínico, impossível querer provar tudo. São tantos países e inúmeros terroirs diferentes sendo colocados em prova e reunidos em um único evento, que nem uma incansável wine hunter igual a mim consegue. É necessário administrar o tempo para organizar o que dá para provar. Essa enorme variedade de terroirs refletem diretamente nas cores, nos aromas e nos sabores dos vinhos servidos em nossas taças. Um verdadeiro Wine Show Meeting !!!

Como uma brasileira que ama a sua terra não poderia deixar de comentar a presença, mesmo que ainda tímida da comitiva brasileira no evento. É unanime a observação com quem eu converso sobre vinhos, que o Brasil se destaca a nível mundial com seus magníficos espumantes, mas é claro que ainda falta muito trabalho para divulgação com mais eficácia não só dos deliciosos e elegantes espumantes, mas também dos vinhos tranquilos tanto os tintos como os brancos que o Brasil já produz com muita destreza e que por eu conhece-los sempre menciono onde eu puder compartilhar a informação.

Algo me chamou muito a atenção desde o ano passado , foi a quantidade de taças circulando para servir todo esse público. A feira disponibiliza aos expositores reposição de taças limpas a toda hora, quando você chega num stand o produtor ou a pessoa responsável em apresentar o vinho nos serve sempre numa taça limpa e adequada para cada tipo de vinho.

Observei em vários momentos muitos carrinhos acoplados circulando pelos tapetes vermelhos da feira, retirando taças sujas e colocando taças limpas. Fui em busca da informação nos dados oficiais da ProWein de 2018 e me deparei com o número que haviam 470.000 taças sendo utilizadas, e que eram lavadas em 3 turnos no período de 24 horas e que durante os 3 dias foram lavadas aproximadamente 4.2 milhões de taças !!! Fiquei muito curiosa pra saber como devem ser essas megas máquinas que higienizam todas essas taças tão rapidamente.

Durante os dias do evento ocorrem diversos Foruns, Treinamentos e Workshops, e todos esses cheios de informações muito técnicas.

Claro que mais que selecionar novos produtos para o compor portfólio e fazer novas parcerias comerciais, a ProWein também proporciona reencontrarmos amigos, parceiros comerciais que nos deram credibilidade desde o inicio de nossa empresa e também nos dá oportunidades de fazermos novas amizades que só o mundo dos vinhos nos proporciona fazer dessa maneira.

Inúmeras curiosidades e tendencias são expostas nessa mega vitrine mundial do segmento do negócio dos vinhos. É maravilhoso ver em cada área circulada as alterações em embalagens, rótulos, apresentações … enfim são inúmeros detalhes que fazem a evolução dessa bebida que acompanha a humanidade deste os seus primórdios e que os mercados estão extremamente atentos a novos potenciais mercados de consumidor e consumo.

É inevitável sair do papel de wine hunter profissional e entrar no papel de enófila apaixonada, quando ouço e vejo algumas coisas na feira que me toca o coração, o sorriso fica logo largo …

Saliento que essas linhas redigidas são simplesmente a minha maneira de ver um evento como esse e no meu ponto de vista, resumo que o que torna verdadeiramente a ProWein apaixonante pra mim, é a oportunidade de aumentar de maneira exponencial o meu conhecimento nesse encantador Mundo dos Vinhos.

Saúde, Santé, Cheers, Grazie, Nasdravije, Evoé !!!

#dayanecasal #prowein #prowein2019 #proweindusseldorf #mundodosvinhosbydayanecasal #bacozon #culturavinicanaamazonia #vinhosnaamazonia #dicasbacozon

3 comentários sobre “ProWein 2019 – Düsseldorf

  1. Boa noite Dayane, muito obrigado por compartilhar comigo está feira, estou surpreso com o tamanho do evento, fico imaginando como você deve ter ampliado seus conhecimentos vínicos, junto de tantos especialistas, fiquei com água na boca diante da variedade de vinhos…. Parabéns…👏🏿

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s