Mulheres no Mundo dos Vinhos

São inúmeras as atividades que as mulheres veem desenvolvendo no decorrer da história e que contribuíram e contribuem para a melhoria do cenário vitivinícola mundial. Elas atuam como produtoras de vinhos, como enólogas, como sommeliers , como enófilas, como pesquisadoras e entre outros importantes papeis no mundo dos vinhos, e em cada um deles elas ajudam no crescimento e na melhoria desse mercado a nível global.

Nicole-Barbe Ponsardin (Veuve Clicquot)

Na história temos alguns nomes femininos bem importantes para o mundo dos vinhos como a Nicole-Barbe Ponsardin, conhecida como a “Veuve Clicquot ” traduzindo Viúva Clicquot . Ela assumiu a Companhia do seu falecido marido aos 27 anos de idade e concentrou todos os seus investimentos na indústria do Champagne. No início do século XIX, ela junto ao seu responsável pela adega, o alemão Antoine de Müller criaram o riddling rack, que veio revolucionar a industria dos champagne com as etapas remuage e dégorgement, que nada mais é do que a purificação da bebida, retirando os restos das leveduras “as borras ou sedimentos” e esse método é usado até os dias de hoje em todos os cantos do mundo onde se produzem espumantes pelo método clássico.

Jancis Robinson – Jornalista e Escritora

Já na atualidade temos várias mulheres importantes e de extrema influência nesse mercado, como a jornalista Jancis Robinson. Em 1984 ela foi a primeira mulher a receber o título de Master of Wine, não sendo ligada ao negócio do vinho. Hoje seu voto é um dos mais influentes nesse mercado. Muito dedicada, esta escritora tem diversos livros publicados e inúmeros artigos de extrema relevância para o mundo vínico e contribuem significativamente transmitindo conhecimentos aos quatro cantos do globo.

Professora Dra. Regina Vanderlinde – Presidente da (OIV)

Em 2018 tivemos um importante destaque a nível mundial de uma mulher brasileira, a Professora Dra. Regina Vanderlinde , que foi eleita presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que é na atualidade a organização internacional mais respeitada e reconhecida por atuar de forma extremamente científica e técnica , hoje é composta por 45 Estados membros e por uma região com o estatuto de observação (Yantai, na China). A Professora Regina Vanderlinde é formada em farmácia bioquímica e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem mestrado e doutorado em enologia pela Universidade de Bordeaux e trabalha na OIV desde 2011, na Subcomissão de Métodos de Análise de Vinhos da entidade. Um grande orgulho para todas nós mulheres brasileiras.

Compartilho aqui com os leitores um pedacinho da minha história pessoal, e como ocorreu a introdução de uma Médica Veterinária no mundo dos vinhos, pois na verdade, esta é uma atividade relativamente recente em minha vida.

Há cerca de 9 anos venho visitando inúmeros terroirs mundo a fora, no começo eram só visitas com o cunho turístico, mas a cada novo país e a cada nova região visitada, sempre me deparava com ele “o vinho”. Explico logo, que nasci no seio de uma família em que a religião é contra o consumo de bebidas alcóolicas, por isso, meu contato com o vinho foi bem mais tarde, só quando adulta. No começo comecei cheirando, pegava as taças e tentava através do olfato buscar captar todos os aromas no vinho contido ali, a mesma coisa com as rolhas. Amava e ainda amo ouvir as histórias contadas em cada nova visita, em um lugar que se produz vinhos. É fabuloso aprender a história do lugar, da produção e das garrafas. Não demorou para que eu percebesse o quanto o vinho estava ligado intrinsicamente com toda a historia da humanidade e o quanto era fantástico esse mundo dos vinhos. Assim começou a enorme paixão e de lá pra cá só aumentou, fazendo com que eu transformasse uma paixão em um negócio que é a Bacozon.

Não restam dúvidas da grande contribuição feminina para esse delicioso mundo dos vinhos. Gostaria de me dirigir a todas as mulheres, as que já apreciam o vinho , as que estão começando a degustar e as que ainda nem começaram, informando que esta bebida sagrada dos deuses, que acompanha a humanidade desde os seus primórdios tempos, e que tem o poder de agregar, de socializar, de aculturar, de aguçar sentidos e ainda trazer inúmeros benefícios a saúde desde que consumida regularmente e moderadamente é sim mais um motivo para comemorarmos o dia de hoje , o Dia Internacional das Mulheres, mostrando ao mundo através dos nossos trabalhos e resultados, as nossas capacidades intelectuais e profissionais nos mais diferentes segmentos de atividades.

Dayane Casal – CEO da Bacozon

Hoje eu dedico e elevo ao ar um grande brinde as todas mulheres que são capazes de buscarem a cada dia desenvolverem-se em tudo o que quiserem em suas vidas e que sejam acima de tudo felizes !

Saúde, Santé, Cheers, Grazie, Nasdravije, Evoé !

Fontes e Legendas:
http://www.jancisrobinson.com/team#jancis-robinson
(OIV) Organização Internacional da Vinha e do Vinho

#winehunter #mulheresnomundodosvinhos #dayanecasal #winelovers #parceirosbacozon #enofilasmanaus #mundodosvinhosbydayanecasal #culturavinicanaamazonia #enofiliacomseriedade #enofiliaporpaixão

Um comentário sobre “Mulheres no Mundo dos Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s